A pandemia da Covid-19 impôs inúmeras mudanças em nossa sociedade, e a Educação teve que se reinventar. Novas perspectivas, posicionamentos e abordagens se fazem necessários para lidar com os impactos e mudanças na vida de professores e alunos.
A Jornada Pedagógica 2022/1 do CEULP/ULBRA discute o desafio que é fazer Educação no contexto do enfrentamento à COVID-19, promovendo “Reflexão e ação sobre um novo cenário educacional”, através de uma programação específica para capacitar docentes diante do contexto em questão.
A Jornada segue até esta quinta-feira (10) de fevereiro, com palestras e discussões entre professores da Universidade, que perpassam a saúde mental de alunos e professores nessa volta às aulas após dois anos de Ensino Remoto e mudanças nas plataformas internas.
Integrando o elenco de palestrantes, o Reitor do CEULP/ULBRA, Marcelo Müller, falou aos professores sobre acolhimento, estratégia e protocolos de combate à COVID 19. Quem também participou dos debates acerca do assunto foi a assessora jurídica do CEULP, Denyse Costa, com abordagem sobre o Plano de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais. O conjunto de diretrizes e ações institucionais garantirão o funcionamento adequado da Instituição em cada fase da pandemia da Covid-19, como uma forma de zelar pela saúde de todos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, Sistema Municipal de Vigilância de Palmas e do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 do CEULP/ULBRA.
“Houve a participação efetiva dos docentes na exposição feita pela mesa redonda, com perguntas e dúvidas pertinentes sobre o retorno da presencialidade. Ao final da exposição, percebeu-se que os docentes estavam mais seguros sobre as regras de prevenção e combate à Covid-19, o que só comprova a essencialidade da existência do plano de biossegurança na Instituição”, ressaltou.
A Jornada Acadêmica é uma realização da Direção Acadêmica do CEULP/ULBRA, na pessoa da professora Parcilene Fernandes.