Estão abertas as inscrições para participar da Liga Acadêmica de Direito das Famílias, Crianças, Adolescentes e Idosos (LADIFA), projeto desenvolvido pelo curso de Direito do Ceulp/Ulbra, e coordenado pela professora Priscila Madruga.
“A LADIFA tradicionalmente vem desempenhando um papel que cumpre com a função social da universidade, levando esclarecimentos sobre direitos a toda a comunidade, especialmente àquelas mais carentes”, enfatiza a Professora Priscila Madruga.
Criada em 2017, a Liga desenvolve atividades de extensão na área do Direito das Famílias junto à comunidade, como palestras e orientações jurídicas, além de fazer parceria com entidades públicas e privadas para o desenvolvimento de ações e atendimento comunitário para além do Sajulp, serviço de assistência jurídica da Universidade.
“O projeto nos ajuda a colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica, tanto práticos como jurídicos, e possibilita acompanhar a constante transformação da sociedade e do Direito.” ressalta a acadêmica Arnilia, que fez parte da Liga Acadêmica. “Ele também nos proporciona também experiências de humanidade, empatia, de se colocar no lugar do próximo, e é isso que o Direito carece.”
Durante a atuação no projeto, os acadêmicos participantes também atuam na área da pesquisa, desenvolvendo produções acadêmicas voltadas para publicação científica. A participação na Liga traz novas vivências para os futuros bacharéis em Direito, seja qual for a área que desejem seguir. É o caso do acadêmico Alan, que viu na LADIFA a oportunidade de unir o conhecimento acadêmico com a prática.
“A LADIFA foi fundamental na minha vida acadêmica. Eu nunca procurei me limitar apenas a questões técnicas, e a Liga superou as minhas expectativas. Me encorajou a seguir na carreira acadêmica, e ter uma percepção mais humanitária. Nós como seres sociais e como juristas, temos que nos preocupar com o próximo.”
Para atuar na Liga, o acadêmico, além de estar devidamente matriculado no curso de Direito do Ceulp/Ulbra, deve preencher o formulário presente no edital, e entregá-lo na coordenação do curso de Direito ou enviá-lo para o e-mail ladifa@ceulp.edu.br, até dia 25 de fevereiro. O processo seletivo será dividido em duas fases: prova escrita e entrevista com a Diretoria do LADIFA.
A prova escrita, que será um texto dissertativo sobre relevantes assuntos sociais, terá aplicação no dia 04 de março, às 18h, no Prédio 6. Já a entrevista será realizada dia 7 de março, a partir das 18h, também no prédio do curso de Direito, de acordo com o edital publicado na página do curso. Ao todo são 15 vagas para membros efetivos, e 2 duas para suplentes. O resultado será divulgado no dia 8 de março, na página do curso no portal da Ulbra e nas redes sociais do curso.