Na última semana, como uma forma de marcar o início do primeiro semestre letivo presencial pós-pandemia, o curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra realizou uma Aula Magna para os acadêmicos. Com o tema “Judicialização da saúde e Assistência Farmacêutica”, o colegiado do curso apostou na interdisciplinaridade, convidando entidades da área jurídica para falar sobre o tema.
“O tema abrange atuações em várias áreas da Assistência Farmacêutica, e o acadêmico vê sobre esses assuntos durante toda a graduação, quando se fala sobre o SUS, quando se fala sobre a política nacional de medicamentos, política nacional de assistência farmacêutica”, ressalta a professora Márcia Lobo, do curso de Farmácia.
O evento foi parte da disciplina introdução e legislação farmacêutica, ministrada por Lobo, e a abertura contou com a presença do Reitor do Ceulp/Ulbra Marcelo Müller e da coordenadora do curso Juliane Panontin. O evento é uma forma de estreitar a relação entre a Universidade e as Entidades parceiras, trazendo uma nova visão para o conhecimento acadêmico, além de ser a chance das entidades mostrarem as suas expertises aos acadêmicos.
O Ministério Público do Tocantins, a Defensoria do Estado, Assistência Farmacêutica do Estado do Tocantins e o Núcleo Apoio Técnico ao Judiciário do Estado estavam presentes no evento, e aproveitaram para discutir e trocar experiências com alunos e professores sobre o tema.
“Ali os alunos tiveram a oportunidade de ver toda aquela teoria impactar na prática, na vida do cidadão e o impacto no próprio judiciário”, finalizou a professora.