CPA conclui Avaliação Institucional de 2021 e encaminha resultado aos gestores do CEULP/ULBRA

13/04/2022 • Atualizado em 13/04/2022 16:27

Presidida pela professora Madianita Bogo Marioti, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do CEULP/ULBRA concluiu os trabalhos relativos ao ano de 2021 e disponibilizou o resultado através do site /ulbra-to.br/cpa/.  Antes mesmo da publicação, a Comissão enviou às coordenações dos cursos, à direção acadêmica e à reitoria da Instituição o resultado da avaliação oportunizada aos alunos e professores.

 

A Avaliação Institucional alterna a metodologia de avaliação entre a avaliação dos cursos e turmas em um ano, respondida por alunos e professores,  e a avaliação da instituição no ano seguinte, com a participação de alunos, professores, gestores administrativos, coordenadores e corpo técnico administrativo.

 

Aspectos como qualidade das aulas, procedimentos adotados, conduta dos envolvidos nos objetos de consulta, qualidade do serviço prestado pela Instituição dão cor e forma ao trabalho realizado.                                 

                                                                                                                                                

São resultados das opiniões expressas na avaliação institucional novas políticas e espaços  de atendimento aos estudantes, como a Central de Relacionamento, adequações e manutenção em geral, capacitações para colaboradores, a exemplo da Capacitação e Formação do Corpo-Técnico Administrativo (CAPFOR), ações voltadas à comunidade como cursos on-line e oficinas, entre outros.

 

“Na avaliação, em 2021, a gente escutou o aluno e o professor. Após a tabulação e análise o que foi indicado ou sugerido, tanto nas questões objetivas quanto nas subjetivas, foi repassado aos setores competentes. Conseguimos ter uma visão geral de como o aluno enxerga seu curso e seus professores, e da visão geral que esse aluno tem da instituição. Fazemos um estudo dos resultados das avaliações para entender o contexto e trabalhar os problemas pontuais perceptíveis”, avalia Madianita Bogo Marioti.


Cumprido a obrigatoriedade do MEC, o CEULP instituiu, pela primeira vez, uma Comissão de Avaliação em 1997, com um trabalho voltado  a setores específicos.  “Essa comissão era composta por representantes da Direção Geral, Direção Acadêmica, Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Coordenações dos Cursos, Coordenação da Assessoria de Comunicação Social, Assessoria Técnica e de Planejamento, Coordenação do Apoio Docente, Bibliotecário Chefe, Secretário Geral, Corpo Docente, Corpo Discente e Coordenação de Estágios”, recorda o documento disponível para a apreciação.


Em 28 de maio de 2004, o CEULP instituiu, pela Portaria nº 127, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), para sistematizar e conduzir os processos internos de avaliação do Centro. Acriação da CPA obedece às diretrizes da Lei no. 10.861, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

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