Controle e organização dos rebanhos, direcionamento e avaliação da eficiência reprodutiva, clonagem, produção in vitro de embriões, inseminação artificial, diagnóstico de gestação e sexagem fetal. Essa é uma pequena descrição das possibilidades franqueadas pela reprodução animal, uma das áreas de atuação da Medicina Veterinária, que no CEULP/ULBRA tem espaço e vez através do trabalho minucioso desenvolvido pela professora Ana Luiza Guimarães, do tradicional curso de Medicina Veterinária da Instituição. O trabalho feito em sala de aula desperta o interesse e o conhecimento dos alunos e se torna um diferencial para o currículo, fator que abre portas para postos de referência no mercado de trabalho.
Foto: ACS - Aula Prática de reprodução animal
“Desde o início das atividades no complexo Hospitalar realizamos esse trabalho. Em 2018 foi meu primeiro projeto de iniciação científica realizado aqui, já voltado para a área da reprodução”, recorda a professora. Ela explica que a reprodução animal permite “visualizar aspectos importantes para obter bons índices produtivos e realizar melhorias genéticas do rebanho. Oportunizamos aos alunos o conhecimento através de aulas práticas, visitas técnicas, pesquisas, cursos e palestras”, pontua.
Segundo Ana Luiza Guimarães, os animais reprodutores como os touros, por exemplo, podem ter a vida útil limitada ao longo do tempo, sofrendo deduções de valores que consideramos como depreciação, um desgaste natural que ocorre, podendo variar em função da raça, do clima e manejo.
Foto: ACS - Aula Prática de reprodução animal
"Por esse motivo se dá preferência pelo uso de biotecnologias da reprodução, como a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), que dispensa a detecção do cio e possibilita um maior número de animais inseminados em menor tempo. Entretanto, deve-se atentar ao manejo adotado pelos produtores, que podem comprometer os resultados", detalha.
Foto: ACS - Aula Prática de reprodução animal
Visando atender a demanda dos produtores rurais, procedimentos podem ser aplicados :“como o exame andrológico, que é uma associação de métodos para obtenção de informações que permitem avaliar a fertilidade e o desempenho reprodutivo dos machos. Esta avaliação é muito importante, pois visa eliminar os reprodutores inaptos e analisar parâmetros genéticos, a fim de observar critérios de seleção com finalidade de evitar consequências indesejáveis."
“Realizamos exames andrológicos com os alunos para verificar a sanidade reprodutiva dos machos. Será que há patologias espermáticas relativas ao sêmen coletado? Tudo isso é analisado minuciosamente através do material coletado”.
Foto: ACS - Aula Prática de reprodução animal
Para a trajetória profissional da ex-aluna Sara Gessica Paiva, aprender sobre a reprodução animal fez uma super diferença e garantiu uma vaga de emprego no renomado laboratório ABS PECPLAN. “Através da abordagem da disciplina, pude compreender todo o processo da reprodução animal, desde o ciclo estral, a formação dos gametas e anomalias congênitas. Esses ensinamentos me ajudaram muito, desde o meu estágio curricular até os dias de hoje”.
Foto: arquivo - Sarah Géssica Paiva
“Durante uma das visitas de campo que fiz ao longo curso, obtive mais informações sobre o laboratório que a empresa ABS PECPLAN tem em Xinguara – PA. Ficava sempre de olho para ver se surgia vaga de estágio, até que abriram as vagas, enviei meu currículo e fui selecionada”, relata a egressa.
“Quando terminei meu estágio, enviei o currículo para várias empresas, e sempre de olho para ver se abriria alguma vaga. Quando surgiu a vaga para a unidade onde fiz meu estágio fiquei esperançosa, enviei o currículo, participei das entrevistas e fui selecionada”.
Foto: arquivo - Sarah Géssica Paiva
Aluna dedicada, Sara Gessica se orgulha da iniciação científica que a despertou para ser uma profissional de referência na área. Questionada sobre as realizações que se destacam em seu histórico acadêmico e profissional, ela menciona o trabalho de PROICT com o tema Comparação de Coleta Laparóscopopica e Trasncervical em Cabras Submetidas à Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF.
“No projeto tive a oportunidade de conhecer excelentes profissionais da área de reprodução, aprender mais sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF, o ciclo estral dos caprinos, os métodos de aspirações, dentre tantos outros aprendizados. Todos estes conhecimentos fizeram com que tivesse bagagem e vontade de apreender mais”, completa.
A dedicação da professora Ana Luiza e o diferencial proporcionado pelo CEULP/ULBRA através do curso de Medicina Veterinária renderam outras histórias de êxito no encaminhamento de alunos ao mercado de trabalho. Algumas delas continuarão inspirando a pauta do nosso Portal. Fique de olho e conheça outros ex-alunos com histórias de sucesso.