A reprodução animal é um ramo da Medicina Veterinária amplamente ministrado aos alunos do CEULP/ULBRA pela professora Ana Luiza Guimarães, do tradicional curso de Medicina Veterinária da Instituição. Englobando várias biotécnicas reprodutivas para otimizar os resultados referentes ao rebanho, a inserção desse segmento na vivência acadêmica proporciona aos alunos um diferencial para o mercado de trabalho, incentivo que os impulsiona a posições de referência na hora de concorrer a uma vaga de emprego.
Médico Veterinário atuante na empresa Norte Agro Soluções Agropecuárias, na cidade de Mara Rosa (GO), o ex-aluno do CEULP/ULBRA, Gabriel Silva Oliveira, revela que foi a partir do estágio curricular obrigatório que despertou o interesse para área da reprodução. “Hoje tenho certeza que é essa área que quero seguir”, destaca.
Foto: Arquivo Gabriel Silva Oliveira
Durante a graduação, Oliveira integrou a Liga Acadêmica de Reprodução Animal (LARA) e fez dessa oportunidade mais um diferencial para o currículo. Das atividades na Liga para o estágio na empresa em que hoje integra o time de profissionais o caminho tornou-se mais acessível, com passagem aberta e contemplações inéditas para ele.
“Pude acompanhar o maior projeto, a nível de Brasil e América Latina, voltado ao trabalho de embriões na Tulipa Agropecuária, pela Norte Agro. Acompanhei desde a aspiração, protocolo de receptoras, transferência e o nascimento dos bezerros”.
Para o Médico Veterinário e ex aluno do CEULP/ULBRA, Aristeu Neto Cunha, “a reprodução animal abriu muitas portas, tanto pelo aprendizado adquirido nas aulas quanto pelo network que foi possível adquirir no contato com outros profissionais, em palestras, mini-cursos e várias atividades extracurriculares”, elencou.
Foto: Arquivo Aristeu Neto Cunha
“Trabalho em uma propriedade em que sou o responsável geral, cuido da saúde e de toda a área reprodutiva dos animais”, completou.
Segundo Cunha, o ganho com o ensinamento das técnicas de reprodução configura “uma importante ferramenta nas propriedades rurais para o aumento da lucratividade e desempenho reprodutivo”.
“Firmamos muitas parcerias ao longo do curso para viabilizar as oportunidades de estágio. Há um mercado ávido por profissionais capacitados e o CEULP/ULBRA tem grande potencial. É só olhar o histórico dos nossos ex-alunos e perceber que a dedicação ao ensino e a pesquisa deu direcionamento em uma jornada exitosa”, arremata a professora responsável pela disciplina, Ana Luiza Guimarães.