Na última quarta-feira (20), o curso de Odontologia do Ceulp/Ulbra realizou uma ação com os alunos do Ensino Médio do Colégio Ulbra Palmas, visando a conscientização sobre a atuação do Cirurgião-Dentista e a sua importância na saúde dos adolescentes. Segundo a coordenadora do curso, Tássia Silvana Borges, a ideia surgiu para que os acadêmicos pudessem ter mais contato com essa faixa etária, já que é mais comum a atuação com bebês e crianças.
“É um grupo bem diferente em relação a abordagem de temas dentro da odontologia, e que às vezes a gente não alcança tanto.” Comentou Tássia Borges. “O objetivo principal da ação é que a gente consiga levar aos adolescentes temas importantes de saúde bucal, para que eles consigam avaliar esses temas e de repente procurar um cirurgião dentista.”
Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra
A ação será recorrente, e envolve acadêmicos do curso e residentes do Programa de Residência Multidisciplinar e Unidisciplinar em Saúde. O grupo pôde sugerir temas em potencial para serem discutidos com os jovens, inserindo a odontohebiatria (área da odontologia que trabalha com adolescentes) na rotina dos futuros profissionais. Entre os próximos tópicos, estão clareamento, traumatismo dentário em esportes e lesões bucais.
Além de levar conhecimento para os alunos, as discussões também podem ser uma porta de entrada para futuros acadêmicos do curso.
“Nessa primeira semana a gente abordou a atuação do cirurgião dentista para esses adolescentes que estão no Ensino Médio, e de repente podemos até despertar a vontade de serem cirurgiões dentistas ou de trabalharem na área”, complementa a coordenadora do curso.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra
Durante todo o semestre, o Colégio Ulbra Palmas vai receber a visita dos acadêmicos e residentes todas as quartas-feiras pela manhã, que utilizarão o intervalo das aulas para tratar de diferentes assuntos da realidade dos adolescentes. O plano ainda é levar o projeto também a outras escolas a cada novo semestre, envolvendo toda a comunidade.