Publicado em: 03/05/2022 09:01 - Atualizado em: 18/05/2022 15:52

Acadêmicos de Ciências Contábeis produzem sabão ecológico

Por: Isabela Leão




Uma das marcas do Ceulp/Ulbra é incentivar, desde o início da graduação, o envolvimento dos alunos com a comunidade. Essa iniciativa se transforma em diversos projetos liderados pelos cursos, como o de produção de sabão sustentável, realizado pelo curso de Ciências Contábeis.

Foto: Prof. Cássia Lima/Acervo pessoal 

 

A ideia inicial surgiu em 2015, durante as ações sociais realizadas em alusão ao mês da responsabilidade social, em setembro. As Instituições de Ensino Superior visitavam comunidades da Capital para prestar serviços gratuitos relacionados aos cursos, além de ministrar palestras de conscientização.

A fabricação e distribuição do sabão sustentável se tornou um projeto nas disciplinas do curso em 2017, como ressalta a professora e coordenadora do curso Cássia Lima, idealizadora da iniciativa.

“O curso de ciências contábeis contribuia nessas ações sociais com o bazar solidário e o sabão sustentável, como uma forma de explicar educação financeira e conscientização ambiental para as comunidades. A partir dessa participação, ele se tornou um projeto das disciplinas.”

Agora, o projeto é realizado nas disciplinas de gestão de custos, contabilidade ambiental e social, conscientização financeira, finanças corporativas e matemática financeira - ministradas por diversos professores do curso, incluindo a professora Cássia. Na última semana, mais uma atividade foi realizada, na área aberta do campus.

 

Foto: Prof. Cássia Lima/Acervo pessoal 

 

Foram arrecadados 10 litros de óleo de cozinha que seriam descartados incorretamente, e produzidos 60 litros de sabão líquido e 50 barras de sabão, dessa vez como atividade da disciplina de Estrutura das demonstrações contábeis. “Os alunos aceitam, engajam, e muitos querem participar dessa ação específica. Eles gostam muito dessas ações sociais”, comenta Cássia Lima.

Como ajudar ou retirar o sabão produzido? Basta deixar 1 litro de óleo usado na estante reservada para o projeto na entrada principal do campus do Ceulp/Ulbra, e qualquer pessoa da comunidade universitária e externa pode retirar o sabão disponível. Caso o interessado não tenha o óleo, mas queira retirar o sabão, pode deixar uma doação na caixa disponível no mesmo local. O dinheiro arrecadado é revertido para ações como cafés da manhã e lanches em lares de idosos e crianças. 

Foto: Prof. Cássia Lima/Acervo pessoal 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.