O CEULP/ULBRA é presença confirmada na AGROTINS 2022, com a representação do potencial dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. A Instituição de Ensino é parceira do evento desde a primeira edição. E neste ano, conta com a participação de médicos veterinários para orientação dos produtores rurais e encaminhamento dos animais ao Hospital Veterinário da Instituição. O CEULP/ULBRA também vai abrilhantar a feira com a exposição de espécies nativas e frutíferas de plantas e com a exposição de Carneiros Dorper - espécie proveniente da África do sul- e Cabras Saanen- uma raça suíça.
A temática de sustentabilidade terá sua representatividade no stand do CEULP/ULBRA, onde serão demonstradas práticas e vivências acessíveis aos produtores e comunidade em geral, como o uso de embalagens para elaboração de hortas caseiras e verticais.
Bióloga renomada, a professora Conceição Previero reflete sobre a importância de discutir o aspecto da preservação das espécies vegetais nativas. “É preciso promover esse debate para repovoar áreas degradadas com espécies nativas. Esse movimento trás, na sua essência, o restabelecimento de ecossistemas naturais, além do atendimento das metas e objetivos de desenvolvimento sustentável”.
( FOTO: Ilustração - Professora Conceição durante aula prática, acompanhada de alunos)
Sobre a exposição de animais taxidermizados, a bióloga explica que o objetivo é “sensibilizar as pessoas sobre a fauna silvestre. Parte-se da premissa de que quem conhece, cuida”, arrematou.
Tratando sobre controle e organização dos rebanhos, direcionamento e avaliação da eficiência reprodutiva, clonagem, produção in vitro de embriões, inseminação artificial, diagnóstico de gestação e sexagem fetal, a professora Ana Luiza Guimarães, do curso de Medicina Veterinária, vai fazer amostragens dos trabalhos relativos à reprodução animal.
“Vamos visualizar aspectos importantes para obter bons índices produtivos e realizar melhorias genéticas do rebanho. Oportunizamos aos produtores conhecer o potencial da Instituição e aos alunos a inserção em um ambiente profissional, que abre portas e amplia nossas perspectivas”, refletiu.
(FOTO/ILUSTRAÇÃO: AULA DE REPRODUÇÃO ANIMAL)
Na oportunidade, alunos e expositores terão contato com a realização do exame andrológico no stand do CEULP/ULBRA. A professora Ana Luiza explica que esse exame é importante para fazer a seleção de animais e avaliar a situação de machos reprodutores. “Visamos o melhoramento genético dos rebanhos. É importante salientar observações sobre patologias que podem ser transmitidas durante a reprodução”.
Para o reitor Marcelo Müller, a AGROTINS representa a oportunidade de promover a conscientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente com ações sérias e responsáveis. Ele cita como exemplo o ecossistema existente na sede do nosso Centro Universitário, o Terraquarium. “Através da distribuição de mudas nativas, entre outros, oportunizamos alternativas sustentáveis de produção caseira, como pequenas hortas, estimulando o estilo de vida saudável”, refletiu.
“Nossos cursos agregam esta filosofia e promovem excelência na formação profissional e humana, itens indispensáveis para a cidadania e sucesso profissional. É isso que vamos demostrar durante a feira”, concluiu o reitor.
O CEULP/ULBRA é a única Instituição de ensino do Tocantins que preserva um ecossistema próprio e não fez edificações em detrimento da sustentabilidade. O Centro Universitário também possui o único Hospital Veterinário do Tocantins e chega à Agrotins apresentando, orgulhosamente, a capacidade de professores mestres e doutores, profissionais qualificados e alunos que se destacam em conhecimento nas áreas afins a sustentabilidade e a agropecuária.