Com amostragem sobre reprodução animal e exposição de espécies nativas e exóticas, CEULP/ULBRA é presença confirmada na AGROTINS

09/05/2022 • Atualizado em 13/05/2022 09:44

O CEULP/ULBRA é presença confirmada na AGROTINS 2022, com a representação do potencial dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. A Instituição de Ensino é parceira do evento desde a primeira edição.  E neste ano, conta com a participação de médicos veterinários para orientação dos produtores rurais e encaminhamento dos animais ao Hospital Veterinário da Instituição.  O CEULP/ULBRA também vai abrilhantar a feira com a exposição de espécies nativas e frutíferas de plantas e com a exposição de Carneiros Dorper - espécie proveniente da África do sul- e Cabras Saanen- uma raça suíça.

 

A temática de sustentabilidade terá sua representatividade no stand do CEULP/ULBRA, onde  serão demonstradas práticas e vivências acessíveis aos produtores e comunidade em geral, como o uso de embalagens para elaboração de hortas caseiras e verticais.

 

Bióloga renomada, a professora Conceição Previero reflete sobre a importância de discutir o aspecto da preservação das espécies vegetais nativas. “É preciso promover esse debate para repovoar áreas degradadas com espécies nativas. Esse movimento trás, na sua essência, o restabelecimento de ecossistemas naturais, além do atendimento das metas e objetivos de desenvolvimento sustentável”.

 

( FOTO: Ilustração - Professora Conceição durante aula prática, acompanhada de alunos) 

Sobre a exposição de animais taxidermizados, a bióloga explica que o objetivo é “sensibilizar as pessoas sobre a fauna silvestre. Parte-se da premissa de que quem conhece, cuida”, arrematou.


Tratando sobre controle e organização dos rebanhos, direcionamento e avaliação da eficiência reprodutiva, clonagem, produção in vitro de embriões, inseminação artificial, diagnóstico de gestação e sexagem fetal, a professora Ana Luiza Guimarães, do curso de Medicina Veterinária, vai fazer amostragens dos trabalhos relativos à reprodução animal.

 

“Vamos visualizar aspectos importantes para obter bons índices produtivos e realizar melhorias genéticas do rebanho. Oportunizamos aos produtores conhecer o potencial da Instituição e aos alunos a inserção em um ambiente profissional, que abre portas e amplia nossas perspectivas”, refletiu. 

(FOTO/ILUSTRAÇÃO: AULA DE REPRODUÇÃO ANIMAL)

 

 

Na oportunidade, alunos e expositores terão contato com a realização do exame andrológico no stand do CEULP/ULBRA. A professora Ana Luiza  explica que esse exame é importante para fazer a seleção de animais e avaliar a situação de machos reprodutores. “Visamos o melhoramento genético dos rebanhos. É importante salientar observações sobre patologias que podem ser transmitidas durante a reprodução”.

 

Para o reitor Marcelo Müller, a AGROTINS representa a oportunidade de promover a conscientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente com ações sérias e responsáveis. Ele cita como exemplo o ecossistema existente na sede do nosso Centro Universitário, o Terraquarium. “Através da distribuição de mudas nativas, entre outros, oportunizamos alternativas sustentáveis de produção caseira, como pequenas hortas, estimulando o estilo de vida saudável”, refletiu.

 


“Nossos cursos agregam esta filosofia e promovem excelência na formação profissional e humana, itens indispensáveis para a cidadania e sucesso profissional. É isso que vamos demostrar durante a feira”, concluiu o reitor.

 


O CEULP/ULBRA é a única Instituição de ensino do Tocantins que preserva um ecossistema próprio e não fez edificações em detrimento da sustentabilidade. O Centro Universitário também possui o único Hospital Veterinário do Tocantins e chega à Agrotins apresentando, orgulhosamente, a capacidade de professores mestres e doutores, profissionais qualificados e alunos que se destacam em conhecimento nas áreas afins a sustentabilidade e a agropecuária.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento