Publicado em: 13/05/2022 17:49 - Atualizado em: 18/05/2022 14:15

Curso de Medicina Veterinária destaca abordagem sobre reprodução animal na Agrotins 2022

Por: Isabela Leão




    Formando profissionais de referência no Tocantins, uma característica importante do curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra é apresentar aos alunos as mais diversas oportunidades do mercado agrotecnológico.

    Durante a Agrotins 2022 não foi diferente. Em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO), acadêmicos em fase de estágio e residentes em Medicina Veterinária ficaram responsáveis por supervisionar os animais do evento, cuidando diariamente do bem-estar dos bichos, sob a monitoria e aconselhamento da professora Ana Luiza Guimarães.

    “É com grande alegria que retornamos à nossa Agrotins na modalidade presencial. Os alunos passaram dois anos tendo aula à distância, então vi que ficaram muito estimulados a participar, promovendo dinâmicas com os visitantes e animais, participando de palestras e cursos que estão acontecendo aqui na feira, isso é muito importante”, ressaltou a professora.

 

Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra

 

    Essa experiência está sendo a primeira de muitos alunos, que ficaram impossibilitados de ter aulas práticas por um longo período durante a pandemia. É o caso de Alexia Braga, acadêmica do sétimo período do curso: essa é sua primeira Agrotins como aluna do curso, e foi por meio do estágio voluntário no Hospital Veterinário que ela teve a oportunidade de participar da feira.

    “Eu entrei no curso de Medicina Veterinária em 2020, e logo depois veio a pandemia, então não tive a oportunidade de conhecer o evento”, recorda. “Está sendo muito legal, estão acontecendo muitos eventos que agregam muito ao meu curso, diversas opções de palestras interessantes.”

    Além do apoio aos produtores rurais, o curso também montou uma estação de análises relacionadas à reprodução animal, onde são feitas demonstrações de exame andrológico, diagnóstico com ultrassom e ozonioterapia. Alguns exames foram realizados em parceria com Médicos Veterinários parceiros da Instituição, e proporcionaram aos acadêmicos a prática necessária para ingressar na área, e para produtores e público em geral uma amostra do potencial do curso.

    “A feira também possibilita aos alunos criar uma rede de contato que é essencial para qualquer estudante que tem interesse em fazer um estágio com instituições de órgãos estaduais e federais, e até mesmo instituições privadas que estão aqui na feira”, enfatiza Ana Luiza Guimarães. “Este conhecimento é de extrema importância para a sua vida profissional”, completa.

 

Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra

 

    Apesar do destaque na área de reprodução animal, o stand também contou com a presença de convidados de outras áreas de atuação da Medicina Veterinária. O Corpo de Bombeiros do Tocantins participou de três dos cinco dias de evento com palestras sobre os cães que atuam junto com a corporação - Sky, Nanf e Dory. Os três são treinados para atuarem na busca de pessoas desaparecidas ou em tragédias ambientais, como a que aconteceu em Petrópolis em 2022. Estes animais são cuidados pelo Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra.

    Além de mostrar como acontece o treinamento, as palestras reforçaram a importância dos médicos veterinários na rotina de cuidados e preparação dos animais para atuar nesse tipo de ocorrência.

    Também estiveram presentes as cadelas Shiva e Zara, com a tutora Beatriz Galavotti, médica veterinária egressa do curso. O convite foi feito porque, além de serem adestradas, a raça dos dois animais, Border Collie, é uma raça de pastoreio em fazendas. A  ideia é mostrar, tanto para os acadêmicos quanto para visitantes e expositores, como cães podem ajudar no dia-a-dia no manejo de animais.

    “É muito gratificante estar aqui porque a gente sempre acompanhou o evento como acadêmico, participava como podia. A Agrotins nos proporciona um enorme aprendizado, é tudo muito rico aqui, e agora, poder voltar como Médica Veterinária, para proporcionar alguma experiência, para ajudar como eu posso, é muito gratificante”, afirmou Beatriz.

 

Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra

 

    A participação do Ceulp/Ulbra não ficou restrita ao stand: a professora Ana Luiza Guimarães também ministrou uma palestra sobre parasitose no pavilhão da pecuária da feira, que foi sucesso na quinta-feira, (12), terceiro dia de evento.

    Em geral, a participação do curso enfatiza como o CEULP/ULBRA está preparado para atender a comunidade local com serviços que vão ao encontro dos anseios sociais. Pesquisadores atentos às demandas do dia-a-dia, estrutura adequada e alunos forjados para a realidade. No ambiente agrotecnológico é assim, bem como em todas as vertentes que o CEULP/ULBRA se propõem a atender.

 

Foto: Ana Luiza Guimarães/Acervo Pessoal

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.