Publicado em: 18/05/2022 17:44 - Atualizado em: 18/05/2022 17:46

Curso de Odontologia promove palestras voltadas para adolescentes em escola de Palmas

Por: Isabela Leão e Liz Castro




    Diversos projetos de apoio à comunidade são criados e desenvolvidos por professores e alunos dentro da Universidade, com o objetivo de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. O projeto Saúde Bucal Para Adolescentes é um deles.

    Desenvolvido pela coordenadora do curso de Odontologia, professora Tássia Borges, a ação tem como objetivo atuar na saúde bucal do adolescente, a fim de levar temas diferentes para o convívio em sala de aula. O projeto é uma ação comunitária do curso de Odontologia do Ceulp. Os assuntos abordados neste projeto são temáticas atuais que procuram chamar a atenção do jovem para os cuidados com a higiene bucal.

    Os temas utilizados para atrair o olhar do adolescente para os cuidados com a própria saúde bucal, como explica Tássia. “Nossos temas hoje são algo que o adolescente iria gostar como clareamento, extração de siso e aparelho dentário. Além disso, a gente trabalha também com a parte do cigarro eletrônico e os malefícios com a saúde bucal que os adolescentes, cada vez mais, estão tendo com essas novas formas.”

 

Foto: Residentes do curso de Odontologia e alunos do Colégio Ulbra de Palmas

    A coordenadora destaca também a importância da atenção para a saúde bucal desse grupo em específico. Além disso, ressalta a relevância de averiguar as informações encontradas na internet sobre esse tema, para que os alunos possam discernir o que é verdade ou não.

    O Saúde Bucal Para Adolescentes teve início em 2022, e o Colégio Ulbra Palmas foi escolhido como escola Piloto, para avaliar como é a recepção dos alunos e o que pode ser melhorado no projeto. Ao todo já foram realizadas cinco ações, entre palestras e amostras.

    “A escola que a gente escolheu foi o colégio Ulbra e temos a intenção de fazer o projeto itinerante, então a cada 15 dias mudamos de escola para não ficar cansativo. Mas, como ainda é um projeto piloto, o Colégio Ulbra nos recebe durante todas as quartas-feiras. Por isso, vamos até o final deste semestre, mostrando todas as palestras lá,” comentou.

    O projeto tem previsão de ser introduzido em mais cinco escolas de forma mista, tanto escolas particulares quanto estaduais, até o final do ano. A coordenadora ainda acrescenta como é importante ter um retorno dos alunos que participam dessa ação.

    “Temos vários feedbacks dos próprios alunos, para que possamos colocar coisas diferentes e melhorar ainda mais nossa proposta. Por enquanto, o projeto está apenas no Colégio Ulbra e, no próximo semestre, queremos levá-lo para cerca de cinco escolas, que seriam desde as escolas estaduais até escolas privadas.” finalizou
 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.