Projeto Informática e Sociedade promove ações voltadas para a inclusão digital para a comunidade

Por: Liz Castro e Deborah Sena

18/05/2022 • Atualizado em 18/05/2022 14:16

Uma iniciativa dos cursos da área de Tecnologia da Informação do Ceulp/Ulbra, o Projeto Informática e Sociedade contempla estudantes, profissionais da educação, jovens e adultos, pessoas com necessidades especiais, idosos e outras classes, promovendo inclusão social, inclusão digital e a qualificação profissional.  São ofertados cursos de Informática Básica, tecnologias para professores, uso de ferramentas de TI para contextos diversos, entre outros.

“Além de oferecer essa possibilidade de inclusão à comunidade externa, o projeto visa habilitar o corpo discente na busca, apreensão e disseminação do conhecimento na área de TI. O ‘Informática e Sociedade’ tem como principal objetivo despertar nos alunos a importância do desenvolvimento de trabalhos voluntários para o desenvolvimento da sociedade.”, comenta a coordenadora do projeto, professora Madianita Marioti.

Foto/arquivo: Reunião com os alunos do projeto. 

Madianita está à frente do projeto desde 2020. Com o advento da pandemia, o projeto passou a ofertar cursos de forma online  e segue no formato remoto até o momento, com previsão de retorno presencial para o próximo semestre.  “A partir de 2020 começamos a oferecer cursos online via meet aos sábados de tarde, voltados para públicos diversos. Esses cursos estão ocorrendo até hoje. O trabalho presencial com as escolas, que pararam de acontecer com a pandemia, retornará no segundo semestre”, pontuou a coordenadora do projeto.

Madianita Marioti  ressalta sobre a inspiração  que deu origem ao projeto.  “Um dos três pilares de um curso de graduação é a Extensão, em que as instituições promovem ações destinadas à comunidade. Pensando nisso e, principalmente, na importância da inclusão digital e no poder que os recursos tecnológicos têm de promover a realização pessoal, inclusão social e profissional, foi idealizado o projeto Informática e Sociedade, que é coordenado por professores e realizado por alunos dos cursos de Computação do Ceulp”, ressaltou Madianita.

Até agora os cursos e oficinas ofertados pelo Projeto Informática e Sociedade alcançaram escolas municipais, estaduais e privadas  de Palmas e outros segmentos da comunidade. Foram desenvolvidas ações voltadas para professores, alunos e para grupos específicos como, por exemplo, funcionários do Ceulp, deficientes da APAE, grupo da terceira idade do Centro de Convivência dos Idosos de Palmas e demais segmentos.

O projeto tem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como finalidade proporcionar o acesso à informação e à cultura por meio da informática, além de  incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento