Professora Conceição Previero é eleita coordenadora estadual da Comissão de Produção Orgânica do Estado

A professora do CEULP/ULBRA, Conceição Previero, foi eleita Coordenadora Estadual da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Tocantins - CPOrg/TO.

23/05/2022 • Atualizado em 31/05/2022 09:19
Bióloga e doutora em Engenharia Agrícola

Por Liz Castro e Isabela Leão

    Bióloga renomada e Doutora em Engenharia Agrícola, a professora coordena Unitas Agroecológica no CEULP/ULBRA, além de diversos projetos e pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas. A escolha aconteceu durante a 22ª edição da Agrotins, em que foi realizada uma reunião solene com os membros da Comissão. A relevância do trabalho prestado pelo CEULP/ULBRA e do comprometimento da instituição com a sustentabilidade foi determinante para a eleição da docente.

    “Dada a participação da nossa instituição e do trabalho que estamos realizando, houve um entendimento por parte dos membros da comissão, que foi instituída na semana passada na Agrotins, a minha recondução para ficar à frente da coordenação”, comentou Conceição.
 

Conceição à esquerda como representante do CEULP no CPOrg-To, e à direita Valdivino Sobrinho, seu suplente,   representando a Associação dos Pequenos Produtores Agroecológicos da Matinha - ASPPAG.

    Constituída por entidades governamentais e não governamentais, a CPOrg é uma assembleia composta por representantes que trazem nas suas práticas a sustentabilidade. A Comissão existe desde 2007 no Tocantins e o CEULP/ULBRA participa.

    Previero também destacou que é importante que haja diferentes olhares na produção orgânica, indo desde instituições públicas, com a sua representatividade no âmbito estadual, até os pequenos agricultores.

    “Nós temos pequenos agricultores que também têm as suas representatividades e entendem que um grande movimento deve ocorrer. No que tange essa mobilização na produção de alimentos saudáveis, vinculados à produção orgânica e a produção agroecológica, é esse olhar para o pequeno agricultor. Principalmente porque alguns deles já desenvolvem parte de suas atividades de forma sustentável, trazendo uma identidade bastante fortalecida dentro da representatividade que eles têm”, disse.

    A participação do Centro Universitário é resultado de um trabalho que vem sendo realizado há anos, em função das práticas que a professora tem desenvolvido sobre a produção agrícola sustentável. Para Conceição, é essencial ter um olhar voltado ao todo, no que refere-se às práticas, à questão do solo e dos recursos naturais.

    “Hoje há uma vertente bastante forte no mundo, uma busca por alimentos que você conheça a origem, que a produção orgânica traga essa certificação dando notoriedade do que aquele alimento contém, considerando as regulamentações e as regras que se tem para produzir orgânicos. E isso nos traz algo muito importante que é a qualidade de vida e a saúde”, finalizou.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento