Curso de Agronomia promove Dia de Campo no município de Lajeado

25/05/2022 • Atualizado em 25/05/2022 14:14

Por: Liz Castro e Deborah Sena

Com o objetivo de transmitir e compartilhar conhecimentos com a comunidade, os alunos do curso de Agronomia promovem o Dia de Campo. A proposta visa reunir produtores, incentivá-los a produzir e mostrar para eles que há como melhorar a produtividade na região.

A Coordenadora do curso de Agronomia do CEULP, Bárbara Esteves, fala sobre a oportunidade de apresentar uma proposta que conta com a participação dos alunos nesse dia de campo. O evento será realizado na Chácara Canto Grande, no município de Lajeado-TO no dia 11 de junho, com início às 08:00 horas.

“Essa vivência é muito importante para os alunos, de forma que eles aprendam como é a organização de um dia de campo a questão da transmissão de conhecimentos. E, de alguma forma, a gente devolve esses conhecimentos para a sociedade, por meio  de temáticas que são relevantes no meio rural", ressaltou Bárbara.

 

 

Além de proporcionar essa experiência do dia de campo para os alunos, a Coordenadora enfatiza sobre a desvalorização da mandioca no país e fala também da importância dessa cultura para os pequenos produtores.

“A mandiocultura é muito importante, principalmente para a agricultura familiar, e recebe pouca atenção de uma maneira geral. Não está no rol das grandes commodities, não recebe a relevância como a soja. Porém, ela tem uma grande importância para a agricultura familiar, e é sempre importante mais conhecimento. Porque se há um bom conhecimento de quais são as pragas, quais são as formas adequadas de controle, é possível que haja mais sustentabilidade e maior produção”, ressaltou.

A fim de alertar tanto a comunidade quanto o agricultor que está em contato direto com a produção sobre o manuseio correto de agrotóxicos, o professor Juliano Milhomem vai ministrar a palestra ‘Uso Correto de Agrotóxicos’ nesse dia de campo. Milhomem relata como é indispensável que haja o cuidado não só com o bem estar do aplicador, mas também com o meio ambiente.

“Como os produtos agrotóxicos são considerados nocivos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, dos próprios vegetais, quando utilizados em doses exageradas é importantíssimo que o agricultor esteja atento a essas situações. Para assim evitar prejuízos, principalmente ao meio ambiente, e também a saúde do aplicador que estará fazendo o preparo da calda e posteriormente dispensando aquele produto na lavoura”, disse.

Juliano enfatiza que apesar dos produtos serem tóxicos, o uso deles se torna necessário para acompanhar a demanda mundial por alimentos e, por isso, é importante utilizar esses produtos da maneira correta, para minimizar os impactos ao meio ambiente.

Segundo o professor “o agricultor é o principal componente nesse cenário de produção de alimentos e obviamente ele é também o principal interessado no ponto de vista do uso correto desses produtos. Ele, e ninguém mais do que ele, pode saber os riscos que esses produtos podem causar diretamente quando utilizados da maneira incorreta”.

O aluno do curso de Agronomia, Washington Martins, que é um dos organizadores do Dia de Campo e também um dos palestrantes, pontua sobre a praticidade do plantio mecanizado para os agricultores da região.

“Quando trabalhamos a questão do plantio mecanizado estamos pensando em tempo e praticidade. É questão de custo benefício, tempo e mão de obra”, continuou, “a ideia de levar essa técnica  pro Dia de Campo é justamente para mostrar para os produtores que existe algo a mais, que existem outras possibilidades. Que  a tecnologia chegou para ser empregada e está disponível para todo mundo”, disse.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento