Por: Kenedy Carneiro e Deborah Sena
Se encerou nesta sexta-feira (27) a 8° Semana da Enfermagem, com o tema: Discutindo a internacionalização da ciência, saúde e enfermagem. O evento, que teve início na quinta-feira (26), contou com oficinais de prática profissional, palestras com profissionais renomados, além de homenagear profissionais de enfermagem que se destacaram no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A programação incluiu oficinas nas áreas de pilates, interpretação de exames, estética na enfermagem e outros assuntos.
A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seccional Tocantins, Mônica Bandeira, relatou a importância da ABEN na promoção de eventos que contribuam com a formação dos profissionais de enfermagem.
“Todos os anos comemoramos a semana de enfermagem com o objetivo de discutir os temas que são caros à profissão sempre à luz do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal desta semana é reafirmar que o cuidado de enfermagem é um direito humano básico e universal, por isso merece respeito de todas as áreas da sociedade”, afirmou Mônica.
Para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO), Luana Bispo Ribeiro, este tipo de evento é um avanço para estudantes e profissionais que já atuam na área.
“O COREN reconhece que a realização destas semanas de Enfermagem são fundamentais para nossa profissão. O tema deste ano é relevante para enfermeiros e estudantes. Consideramos que toda promoção de conhecimento é um avanço para a categoria, explicou Luana.
Dentre as homenageadas pela atuação no enfrentamento da pandemia de COVID-19 está a enfermeira Alice Camarolli, que atua na Unidade de Saúde da quadra 409 norte. “É uma grande honra receber esse reconhecimento. O curso de Enfermagem do Ceulp/Ulbra sempre se preocupou em reconhecer o trabalho que prestamos diariamente. Nós, enfermeiros, fomos cruciais na linha de frente ao combate da Covid. Fico muito orgulhosa por contribuir com nossa sociedade”, afirmou Camarolli.
Também esteve presente na solenidade de abertura das palestras da 8º Semana de Enfermagem o reitor da instituição, Marcelo Müller. Com relação à proposta do evento, ele classificou a experiência dos profissionais em questão como necessária para nossa sociedade. “Os profissionais aqui presentes hoje agregam imensamente na formação dos alunos do curso de Enfermagem do Ceulp/Ulbra. Tenho certeza que as temáticas tratadas neste evento são de relevância para os estudantes. Toda a organização está de parabéns. Nossa sociedade só tem a ganhar nessa troca de conhecimento”, declarou o reitor.
A programação se encerrou com duas palestras especialmente preparadas e selecionadas pela coordenação do curso. Internacionalização da Ciência, com o doutor Erick Silva Santos, que falou da importância de um olhar sensível à prática da pesquisa e o enfermeiro Tarcísio Góis, Licenciado pela University of Maryland, que participou através de vídeo chamada, direto do Estados Unidos.
Para a professora e organizadora do evento, Margareth Santos de Amorim, o evento é uma oportunidade de qualificação e atualização profissional tanto para alunos quanto para os profissionais. “Procuramos oferecer o que há de melhor aos nossos alunos, seja na prática profissional, seja no conhecimento teórico. As oficinas deste ano, por exemplo, trazem temas relevantes e inovadores, como é o caso do pilates e da estética na enfermagem. São áreas novas em nossa profissão que já estão sendo apresentadas aos nossos alunos.