Por Isabela Leão
Com o intuito de divulgar as pesquisas realizadas e os medicamentos desenvolvidos pelos acadêmicos durante o semestre, o curso de Farmácia realizou a terceira edição da Expofarma no último dia 31 de maio. A exposição foi liderada pelos acadêmicos da disciplina de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica II, ministrada pela professora e coordenadora do curso Juliane Farinelli.
Alunos de diferentes períodos participaram da exposição, entre eles a aluna do terceiro período do curso, Júlia Paula. Para ela, a experiência é completamente nova, já que essa foi a primeira vez que participou da exposição, tanto como ouvinte quanto expositora. “Eu estou bem nervosa, e estou achando diferente. É a primeira vez, mas eu estou gostando muito”, afirmou.
Segundo a professora Juliana Farinelli, a Expofarma é um projeto de extensão que encerra o semestre de atividades e pesquisas das disciplinas Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica I, II e III. Realizado sempre que as matérias são ofertadas, o foco nesse semestre foram os medicamentos sólidos, apresentados nos stands montados no hall principal do Ceulp/Ulbra. A ação se estendeu durante o turno da tarde e da noite, e despertou a curiosidade de quem passava pelo espaço.
A acadêmica do décimo período do curso Márcia Helena Teodoro está participando pela segunda vez do evento. Esse semestre, a pesquisa apresentada foi sobre pó efervescente, como uma forma de explicar como esse tipo de medicamento funciona, já que é um tipo de remédio muito acessível.
“É uma experiência ímpar. Aqui no Ceulp/Ulbra a gente tem a oportunidade de ter contato com o público, visitando os stands”, finaliza.