Com o objetivo de orientar a população sobre o acesso a farmácia popular e de onde vem os medicamentos entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra realizou nesta quinta-feira, 02, uma dramatização para os pacientes que aguardavam para serem atendidos na Unidade da 1203 Sul, na capital.
"É uma forma que atinge mais a população que não tem essas informações técnicas. É uma forma mais lúdica de fazer com que eles entendam a mensagem, e eu acho que surtiu bastante efeito”, comenta a professora Márcia Lobo, idealizadora da ação.
Foto: Márcia Lobo/Arquivo Pessoal
A ação contou com a participação dos acadêmicos dos períodos finais, que também organizaram um café da manhã e distribuição de brindes para os espectadores, como uma forma de melhorar a interação com os pacientes que estavam à espera de atendimento.
A professora explica que há uma carência muito grande por esse tipo de informação e como levar os conhecimentos adquiridos no curso é essencial para as pessoas. “Fizemos uma abordagem sobre a dispensação dos medicamentos nas unidades básicas de saúde, onde eles podem adquirir os medicamentos quando não há na UBS, e qual a função do farmacêutico e como eles podem orientar”, completou.
Além do curso de Farmácia, o curso de Psicologia também marcou presença para falar sobre o auxílio à maternidade e o risco do uso de medicamentos e plantas na gravidez e durante a amamentação. Além da dinâmica desenvolvida pelos acadêmicos, os participantes ainda fizeram uma doação de fraldas, angariadas por meio de arrecadação.
Foto: Márcia Lobo/Arquivo Pessoal