Turma de Sociologia Jurídica debate pena de morte para crimes hediondos, cotas raciais e outros temas

01/07/2022 • Atualizado em 01/07/2022 10:13

O curso de Direito do CEULP/ULBRA promoveu nesta quinta-feira, 30, a primeira sessão de Debates Acadêmicos da Turma de Sociologia Jurídica. Os acadêmicos foram sorteados em grupos para discutir teses favoráveis e contra a respeito de temas relevantes ao Direito e à sociedade. Durante as defesas, os alunos foram avaliados por uma banca julgadora composta por profissionais renomados da área. O objetivo da atividade foi trabalhar a oralidade e a capacidade de argumentação dos alunos, além de prepara-los para prática jurídica.

 


Os acadêmicos trabalharam temas como “a aplicabilidade de pena de morte para crimes hediondos”, “o reconhecimento das uniões poliafetivas” e “as cotas raciais nos concursos públicos”. Divididos em grupos, os alunos expuseram suas teses diante de uma banca onde foram avaliados em diversos aspectos.

 

Compuseram a banca julgadora a professora de Sociologia Jurídica do curso, Priscilla Madruga, a advogada e Mediadora de Conflitos Judicial e Extrajudicial, Indira Matos, e o Defensor Público do Estado do Tocantins, Edivan de Carvalho Miranda.

 

Para a professora da instituição, Priscilla Madruga, o Direito deve ser entendido como um reflexo da sociedade e buscou trabalhar com os alunos a importância do debate de tais temas sob o aspecto jurídico.“O evento que promovemos hoje faz parte da disciplina de Sociologia jurídica, onde trabalhamos os principais aspectos da sociedade no âmbito do Direito. Ao longo do semestre discutimos na disciplina quais são os efeitos das mudanças sociais no âmbito jurídico, ou seja, como a produção das leis afeta a sociedade e como a sociedade direciona as mudanças do nosso ordenamento jurídico. Os temas que debatemos hoje foram sorteados entre os alunos no sentido de produzir teses e antíteses para a discussão sobre essas matérias”, afirmou a professora. 

A aluna do segundo período do curso, Jéssica Tayse, ressaltou como a prática dos debates contribuiu para o saber da turma. “Acho importante esse tipo de evento porquê ainda não temos a noção da vivência jurídica no mercado de trabalho. Colocar em prática nossas argumentações pautadas no Direito é um passo fundamental para a carreiras que cada um aqui pretende trilhar. Tudo foi muito enriquecedor, desde a preparação até as defesas”, afirmou a estudante.

 

Para a advogada, e membro da banca julgadora, Indira Matos, a iniciativa da disciplina foi de grande valia para os alunos, uma vez que eles puderam colocar em prática a defesa de teses complexas e atuais. “Gostaria de parabenizar a iniciativa da professora Priscilla e também do CEULP/ULBRA ao promover este tipo de debate, pois ele incentiva a produção de material intelectual à cerca dos assuntos hoje aqui debatidos. São assuntos extremamente atuais e pertinentes à nossa sociedade. As discussões sobre esses fatos contribuem para o crescimento de nossa sociedade, além de preparar os acadêmicos para vida jurídica. Fico feliz em poder contribuir com este tipo de iniciativa”, declarou a advogada.

 


Também membro da banca julgadora, o defensor público, Edivan de Carvalho Miranda, ressaltou a importância de se preparar os acadêmicos para debates que exijam fundamentações jurídicas sólidas. “Entendo ser imprescindível este tipo de debate para os acadêmicos de Direito do CEULP/ULBRA. São temas instigantes que requerem estudo, reflexão e boas fundamentações. Os alunos estão de parabéns. As defesas hoje aqui apresentadas foram de excelente nível. São alunos talentosos e com grande potencial. Parabéns à professora Priscilla e ao CEULP/ULBRA”, destacou o defensor público.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento