Com o intuito de expor as problemáticas e soluções enfrentadas rotineiramente por produtores rurais, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra, realizaram no dia 24 de junho o I Simpósio de Defesa Sanitária Animal.
O evento também teve como objetivo proporcionar um manejo de qualidade e mais conhecimento e orientação aos atuais acadêmicos de medicina veterinária, que serão futuros profissionais da área.
As atividades foram realizadas como parte da disciplina de Defesa Sanitária Animal e Saúde Pública, ministrada pela professora Gabriela Fachine. O evento ocorreu no auditório do hospital veterinário do Ceulp e foi aberto a todo o público externo.
Foto: acadêmicos durante o I Simpósio de de Defesa Sanitária Animal. Gabriela Fachine/ Acervo Pessoal.
"É de fundamental importância esta parceria que a nossa instituição tem com a ADAPEC, pois são profissionais essenciais tanto para saúde pública quanto para a economia do nosso estado. Ver o quanto transbordaram conhecimento, assim como mantiveram os laços estreitados para recebimento de nossos alunos como futuros estagiários, é bastante recompensador", comentou a professora.
Estavam presentes no evento como palestrantes: os médicos veterinários Elias Neto e João Eduardo Pires, professor, inspetor agropecuário e responsável técnico pelo programa de vigilância em febre aftosa no TO, e também a médica veterinária Isadora Mello, responsável técnica pelo programa estadual de sanidade dos equídeos.
Durante as atividades os profissionais abordaram temas como zoonoses (Mormo), retirada da vacinação contra febre aftosa, sanidade e manejo de animais aquáticos. O Simpósio contou também com um coffee break para confraternizar e descontrair durante a realização do evento.