O curso de Enfermagem do CEULP/ULBRA promoveu nesta quinta-feira, 07 de julho, uma roda de conversa para os formandos do semestre 2022/1 sobre a função do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO) e a legislação que envolve a profissão de Enfermagem. A palestra foi ministrada pela Enfermeira Fiscal e representante do COREN-TO, Drª Rosângela Gonçalves. Durante o evento os alunos puderam tirar dúvidas sobre a atuação e a importância do Conselho de Enfermagem, bem como revisar a parte relacionada a direitos e deveres da profissão.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra
Segundo a professora e coordenadora do curso de Enfermagem do CEULP/ULBRA, Margareth Amorim, é fundamental que os formandos do curso saibam como funciona o Conselho Regional, além de sua importância para a sociedade como entidade fiscalizadora e guardiã do Código de Ética da profissão.
“Prestamos aqui hoje um esclarecimento aos formandos da função do Conselho Regional e a importância do registro da profissão. Quando o aluno sai da faculdade, ele possui conhecimentos teóricos a respeito da legislação que envolve sua formação, no entanto muitos tem dúvidas a respeito das competências e funcionamento do Conselho Regional de Enfermagem. O intuito da roda de conversa foi sanar as dúvidas dos formandos”, apontou a professora.
Para a formanda Brenda Liz, a iniciativa do curso e o apoio do COREN-TO para realização do acolhimento foi de grande importância para a futura atuação no mercado profissional. “Hoje tivemos um evento muito importante para o nosso curso e para nossas carreiras como profissionais de enfermagem. Quando temos segurança dos nossos direitos e deveres, sentimos mais confiança na prática profissional. É fundamental que o COREN esteja presente durante a formação do estudante de enfermagem, pois ele é o nosso norteador, é o que nos respalda legalmente”, pontuou.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra
Segundo a enfermeira e representante do COREN/TO, Drª Rosângela Gonçalves, a participação do Conselho Regional na vida acadêmica dos formandos é crucial. “O objetivo dessa roda de conversa foi o de complementar a formação dos estudantes do CEULP/ULBRA. Estar aqui é a nossa forma de contribuir para que eles sejam profissionais exemplares. Após o período de formação, o profissional da enfermagem precisa estar pronto para a prática e ciente da legislação que rege a profissão. O COREN procura contribuir para levar aos estudantes um padrão ético-disciplinar adequado, visando prevenir eventuais infrações”.
E a acadêmica Ana Carolina Soares concorda: eventos como este reforçam a necessidade de estar constantemente atenta às legislações vigentes. “A conversa que tivemos foi de suma importância para mim enquanto formanda. Estamos prestes a encarar nossas carreiras profissionais, e esses esclarecimentos nos dão um maior amparo para exercermos nosso trabalho pautado no Código de Ética. Fico feliz que a professora Margareth e o CEULP/ULBRA tenham essa preocupação no direcionamento legal de nossa profissão. A enfermagem é uma área da saúde que exige muita dedicação e responsabilidade”, finalizou.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Ceulp/Ulbra