Semana Pedagógica: oficinas debatem estratégias de comunicação e desempenho acadêmico

29/07/2022 • Atualizado em 04/08/2022 16:49

A programação da Semana Pedagógica entrou na sua reta final. Esta sexta-feira, 29, marcou o último dia de atividades com duas oficinas. Conduzida pela professora mestre Isis Meirelles, a oficina “Comece pelo Porquê” abordou estratégias para uma comunicação eficaz entre professores e alunos. Já o professor mestre Fabiano Fagundes abordou o tema “(Re)pensando o Enade” durante oficina voltada a análise de desempenho acadêmico.

 

Com a professora Isis Meirelles, os docentes refletiram sobre como a diferença de geração pode afetar a comunicação entre docentes e alunos. “O que nós vemos hoje é um choque de gerações e um choque de expectativas. O processo de comunicação em sala de aula precisa deixar claro o propósito. Estamos lidando com uma geração que vive uma vida muito interessante, nossa didática precisa ser atrativa à altura”, destacou a educadora.

De acordo com a professora, as estratégias de linguagem utilizadas no Ceulp/Ulbra são cada vez mais modernas e permitem a transação de ideias entre os dois grupos.

A oficina (Re)pensando o Enade, foi ofertada pelo mestre Fabiano Fagundes, que apresentou os resultados das últimas avaliações focadas nos cursos de  Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia.

“Hoje o Enade e a CPA, são instrumentos importantíssimos para mensurar o conhecimento. São norteadores do trabalho pautado nas nossas diretrizes curriculares, através desse processo identificamos como os alunos estão crescendo do ponto de vista acadêmico, profissional, tecnológico e científico e também dar um feedback para o curso de como os alunos estão se saindo em avaliações desse tipo”, comentou o mestre.

 

Através de uma analogia entre Enade e Enem, o educador refletiu: “Eu brinco que o Enade é o Enem do ensino superior, porque você consegue ter um diagnóstico de como o curso está oferecendo o conteúdo para os seus alunos, se há alguma dificuldade ou algum problema, alguma coisa que pode ser trabalhada a partir dessa avaliação”.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento