CEULP/ULBRA promove o projeto Akádemo para recepcionar os calouros

Por Liz Castro e Deborah Sena (Supervisão) – Palmas-TO
15/08/2022 • Atualizado em 23/08/2022 16:25

    Realizado há mais de 10 anos pelo Ceulp/Ulbra, o projeto “Akádemo: uma lição de vida” visa transformar o que seria uma recepção constrangedora e desconfortável, em um trote solidário revertido em benfeitorias para a sociedade. O trote solidário, como o projeto também é conhecido, promove uma gincana em que tanto os calouros, que entram como participantes, quanto os veteranos, que auxiliam como equipe de apoio,  podem participar para organizar e desenvolver atividades.

 

 

 

    Karla Micaely é formanda do curso de Educação Física e relatou como foi participar do Akádemo durante seu tempo na Instituição.

 

    “Foi uma experiência incrível, participei no meu primeiro ano (2017/2) como caloura, e foi bem divertido, mas o momento que me fez continuar participando foi no ano seguinte, que teve o corte de cabelo. E, com o apoio dos calouros, eu fui lá e fiz a minha doação”, comentou Micaely.

 

    O Coordenador de Educação Continuada (Educon) do Ceulp, professor  Luiz Gustavo Santana, ressaltou sobre a relevância dessa gincana no ponto de vista acadêmico e social.

 

    “O Akádemo foi uma escolha que a Instituição fez há alguns anos para proporcionar à comunidade acadêmica uma nova experiência na perspectiva de trote. Nisso, nós desconstruímos a ideia de um trote violento, e com práticas de constrangimento, e transformamos ele em um trote de caráter solidário” comentou Luiz.

 

    Luiz enfatiza ainda que os alunos que ingressaram nos semestres vigentes durante a pandemia também estão aptos a  participarem como calouros.

 

    “Tradicionalmente o Akádemo é feito com os calouros do semestre. Como ficamos sem atividades nos últimos períodos, por conta da pandemia, haverá a possibilidade dos ingressantes dos últimos semestres também participarem na condição de calouro”, finalizou.

 

    Para mais informações sobre o Akádemo entre em contato com a  Educação Continuada pelo contato 3219-8032.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento