Realizado há mais de 10 anos pelo Ceulp/Ulbra, o projeto “Akádemo: uma lição de vida” visa transformar o que seria uma recepção constrangedora e desconfortável, em um trote solidário revertido em benfeitorias para a sociedade. O trote solidário, como o projeto também é conhecido, promove uma gincana em que tanto os calouros, que entram como participantes, quanto os veteranos, que auxiliam como equipe de apoio, podem participar para organizar e desenvolver atividades.
Karla Micaely é formanda do curso de Educação Física e relatou como foi participar do Akádemo durante seu tempo na Instituição.
“Foi uma experiência incrível, participei no meu primeiro ano (2017/2) como caloura, e foi bem divertido, mas o momento que me fez continuar participando foi no ano seguinte, que teve o corte de cabelo. E, com o apoio dos calouros, eu fui lá e fiz a minha doação”, comentou Micaely.
O Coordenador de Educação Continuada (Educon) do Ceulp, professor Luiz Gustavo Santana, ressaltou sobre a relevância dessa gincana no ponto de vista acadêmico e social.
“O Akádemo foi uma escolha que a Instituição fez há alguns anos para proporcionar à comunidade acadêmica uma nova experiência na perspectiva de trote. Nisso, nós desconstruímos a ideia de um trote violento, e com práticas de constrangimento, e transformamos ele em um trote de caráter solidário” comentou Luiz.
Luiz enfatiza ainda que os alunos que ingressaram nos semestres vigentes durante a pandemia também estão aptos a participarem como calouros.
“Tradicionalmente o Akádemo é feito com os calouros do semestre. Como ficamos sem atividades nos últimos períodos, por conta da pandemia, haverá a possibilidade dos ingressantes dos últimos semestres também participarem na condição de calouro”, finalizou.
Para mais informações sobre o Akádemo entre em contato com a Educação Continuada pelo contato 3219-8032.