Os acadêmicos do curso de Biomedicina do Ceulp, realizaram entre os dias 3 e 5 de agosto um mutirão de coletas para avaliar a saúde dos trabalhadores da UPA Norte. A atividade foi feita sob a orientação do Coordenador do curso, Luís Fernando Sesti em resposta ao convite feito pelo Laboratório Municipal de Saúde.
O mutirão envolveu todos os alunos de estágio do curso de biomedicina do último semestre, além de professores e supervisores de estágio do Ceulp. A responsável Técnica pelo Laboratório Municipal, e Biomédica, Edith Pontes, relatou como essa atividade foi desenvolvida.
“O mutirão ocorreu para atendermos a demanda da saúde do trabalhador, que anualmente faz exames de análises clínicas do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Nesta primeira ação fizemos as coletas na UPA Norte e realizamos os exames dos servidores”, comentou a biomédica.
O Coordenador do curso também descreveu o quanto essa atividade é importante para os alunos terem uma experiência real de como isso acontece na prática.
“Isso é importante porque assim os acadêmicos podem ter contato de vivência das atividades laboratoriais e conseguem se envolver em um serviço de saúde pública, que é a UPA, e isso dá mais bagagem e experiência para eles atuarem como biomédicos depois de formados” , finalizou o Coordenador do curso.