Com o intuito de proporcionar uma recepção solidária aos calouros, o CEULP/ULBRA promove mais uma vez o Akádemo, evento que substituiu o tradicional trote universitário por gincanas e momentos lúdicos, promovendo a integração entre calouros e veteranos. Esta edição comemora os 50 anos da ULBRA no Brasil e os 30 anos do CEULP no Tocantins e marca também o retorno do evento no pós-pandemia. O primeiro dia do evento foi marcado por uma interação contagiante entre calouros e veteranos, com a presença dos coordenadores de curso.
Realizado há mais de 15 anos pelo CEULP/ULBRA, o projeto “Akádemo: uma lição de vida” é uma ação de cunho predominantemente altruísta e humanístico. Entre as atividades desenvolvidas estão a doação de sangue, arrecadação de alimentos, doação de cabelo, além de gincanas, apresentações artísticas e brincadeiras.
O Coordenador do setor de Educação Continuada (Educon) do Centro Universitário Luterano de Palmas, professor Luiz Gustavo Santana, ressaltou a relevância social do evento. “O Akádemo foi uma inovação no estado. Nosso objetivo foi o de reconstruir a proposta do trote universitário. Acreditamos que o ritual de ingresso dos calouros no ensino superior pode ser algo positivo e benéfico para eles e também a sociedade. Hoje o nosso trote é referência para outras instituições”, destacou o coordenador.
Para o reitor do CEULP/ULBRA, Marcelo Muller, o Akádemo é pensado para acolher os novos estudantes de forma humanitária. “Nossa maior preocupação sempre foi com o bem-estar de nossos alunos. A proposta do trote solidário é integrá-los à comunidade acadêmica de forma alegre e respeitosa. Esperamos que os alunos que nos escolheram como instituição se sintam desde já muito bem recebidos pela nossa casa, pois isso é uma das marcas da instituição. Hoje é uma noite de celebração e fico muito feliz em poder fazer parte de mais uma edição do Akádemo”, ressaltou.
O calouro do curso de Engenharia de Software, Lucas Franco, falou sob a receptividade do projeto. “Receber os calouros de maneira humana faz com a gente se sinta mais seguro. Tudo é muito novo para quem está chegando e este tipo de acolhimento nos integra aos veteranos e à instituição. O CEULP/ULBRA está de parabéns por nos proporcionar este tipo de evento”, afirmou Lucas.
Esta quinta-feira (25) terá a realização de provas durante os períodos da manhã e tarde. Sustentabilidade, criatividade e solidariedade são critérios avaliados. Os vencedores serão anunciados pela assessoria de comunicação do CEULP/ULBRA por este canal de comunicação.