Cerca de 30 alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional participaram de uma visita à Ulbra Palmas nessa quarta-feira, 07. Eles participaram de dinâmicas, observaram de perto as práticas e conheceram laboratórios do curso do melhor curso de Agronomia do estado.
Foram discutidas práticas comuns ao curso e também ao ensino na EFA Porto Nacional. Como, por exemplo, o envolvimento sustentável. A professora Conceição Previero, que conduziu a visita pelos espaços da universidade, falou um pouco de tudo que foi mostrado. “Nós vamos mostrar e falar um pouco da nossa trajetória, dentro do contexto das praticas sustentáveis, da agricultura sintrópica, agricultura regenerativa, onde a gente vai mostrar algumas áreas dos sistemas agroflorestais. E vamos até o laboratório de sementes e finalizar no laboratório de taxidermia para poder mostrar os impactos do desenvolvimento sob os aspectos ao meio ambiente.”, disse.
A Escola Família Agrícola de Porto Nacional é pioneira no estado na formação de homens e mulheres do campo. Elizia Pinheiro coordenadora pedagógica da EFA enfatizou a importância de conhecer de perto as práticas da Ulbra Palmas. “Essa vivência fora do espaço da escola, fora do município deles agrega muito. Eles conhecerem novas formas e verificarem o que a gente trabalha na escola existe também em outros espaços, enriquece muito. O tema que a gente está trabalhando é envolvimento sustentável e tem tudo a ver com a dinâmica que é trabalhada na Ulbra por isso a importância de trazê-los pra ampliar esse conhecimento.”, comentou.
A aluna Caylane Gleize de 18, que está no terceiro ano destacou como é importante conhecer de perto novas práticas para se decidir o futuro profissional. “A gente pode ver de perto e decidir se é realmente que a gente quer, se são os instrumentos que vamos utilizar, com as visitas a gente vê os espaços, os laboratórios, então tem como a gente sentir aquele gostinho de gostei daqui”, finalizou.