A professora Conceição Aparecida Previero, docente da Ulbra Palmas, foi contemplada no edital Meio Ambiente para apoio a projetos de pesquisa aplicados ao monitoramento, manejo, conhecimento, uso e proteção da biodiversidade, do patrimônio cultural e dos recursos naturais em Unidades de Conservação, localizadas no Estado do Tocantins. O edital é realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS).
O resultado do edital é motivo de orgulho para a instituição e para a professora. "Ser contemplada no edital é o reconhecimento do mérito técnico-científico das atividades de pesquisa e extensão que realizo, em especial aquelas voltadas para sustentabilidade social, econômica e ambiental", afirmou Previero.
O projeto de pesquisa contemplado 'Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos "torrões" no Parque Estadual do Cantão, no estado do Tocantins' busca uma caracterização ambiental e da agrobiodiversidade dos "torrões" no Parque Estadual do Cantão. Para isso, o modelo metodológico adotado é de caráter participativo e colaborativo junto aos torronzeiros, bem como com outros atores envolvidos no manejo dos recursos naturais da região.
O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a conservação da agrobiodiversidade no Parque, estimulando a participação e empoderamento dos agricultores por meio de suas habilidades e experiências. Ao final do projeto, espera-se evidenciar as formas das relações de um povo tradicional com os recursos naturais de onde vive, com seu meio ambiente e a agrobiodiversidade local.
Para a professora Conceição Aparecida Previero, essa pesquisa permitiu entender, de perto, a agrobiodiversidade de uma parte essencial do estado. "A ULBRA Palmas participa do Conselho do Parque Estadual do Cantão desde 2005. Referido envolvimento nas práticas e ações no PEC nos possibilitou em especial a aproximação com os torronzeiros, que viviam no território muito antes da criação do parque. Com o desenvolvimento do projeto espera-se evidenciar as formas das relações de um povo tradicional com os recursos naturais de onde vive, com seu meio ambiente e a agrobiodiversidade local", disse.
A ULBRA Palmas parabeniza a professora Conceição Aparecida Previero pela conquista nesse importante edital FAPTO/Naturatins e reforça seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico da região. O reitor Marcelo Müller ressalta a intensa identificação da ULBRA Palmas com o agronegócio e sua vocação regional, tendo forte atuação com seus cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.