Alunos da Ulbra Palmas ganham prêmio inédito de tecnologia sustentável em São Paulo

Os finalistas do programa Campus Mobile concorreram com 165 participantes de todo Brasil.

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
14/03/2023 • Atualizado em 16/03/2023 08:39

Alunos e recém-formada do curso de engenharia de software da Ulbra Palmas são finalistas no programa Campus Mobile 11° edição, na cidade de São Paulo, Ítalo Souza, Maria Eduarda Bottega e Stéfani Carol Gonçalves formaram a equipe que desenvolveu o Aplicativo mobile Biofeed, sendo finalistas na categoria Smart Cities.

O projeto apresentado propõe uma tecnologia que impacte na redução da perda e desperdício de alimentos, um aplicativo mobile de economia circular para distribuição de alimentos a pessoas em situações vulneráveis, promovendo o desenvolvimento sustentável e a promoção da qualidade de vida.

Os desenvolvedores apostam que o uso do aplicativo possa impactar numa mudança cultural mais sustentável “A proposta impacta em diferentes aspectos, desde a mudança cultural do brasileiro na relação de consumo até a cadeia produtiva dos alimentos, já que a BioFeed propõe incentivar a mudança de hábitos em relação ao consumo. A mudança cultural provém da conscientização em consumir os alimentos necessários e doar aqueles que não serão consumidos.” - explicou os desenvolvedores do aplicativo.

Na próxima etapa, os finalistas têm suporte de especialistas para finalizarem seus protótipos antes da banca final, que está prevista para acontecer no prazo de 2 meses. O concurso oferece aos ganhadores uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para conhecer grandes empresas de tecnologia.

  
Campus Mobile

O programa, que já está na sua décima primeira edição, é um concurso de ideias e soluções para mobiles e os participantes podem inscrever projetos em seis categorias: diversidade, educação, games, saúde, smart cities e smart farms. Os selecionados recebem orientação de especialistas da área de inovação para o aperfeiçoamento dos projetos. Eles também participam de uma semana presencial, que conta com maratona de programação, palestras e oficinas para o desenvolvimento dos projetos.

Além da equipe finalista a Ulbra contou com uma caravana de alunos e recém formados que vivenciaram essa experiência extraordinária.

“O campus mobile, foi uma verdadeira imersão que me impactou desde o aeroporto sendo minha primeira viagem de avião. Tive a oportunidade de fazer networks, de conhecer projetos de vários estados do Brasil, aprender com os outros participantes, e também com a mentoria presencial que foi sensacional. E já estou na expectativa para a próxima edição. Infelizmente meu projeto não foi finalista, porém fiquei muito feliz pela conquista dos meus colegas de curso.” - relatou Henrique Dias Silva, aluno de engenharia de software do 5º período.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento