A abertura do Ciclo de Estudos Jurídicos da Ulbra - CEJULP 2023, considerado o maior evento criminal do estado do Tocantins, aconteceu nesta quinta-feira(30/03) com a temática: Tribunal do júri: aspectos práticos e temas atuais e palestrante de grande repercussão na mídia nacional e na área criminalista.
O destaque da noite, o Dr. Orlando Faccini Neto, juiz do TJRS, presidente do Júri da Boate Kiss, na sua primeira vez no Estado do Tocantins, comentou sobre sua relação com a Ulbra, onde fez sua especialização em direito constitucional e demonstrou deslumbre pela aclamação com que os alunos receberam os professores de direito da Ulbra Palmas: “a forma como os professores e a coordenadora do curso foram saudados e homenageados pelos alunos é bastante empolgante porque é uma relação que funcionam como espelhos e exemplos para os estudantes, e se cria uma relação afetiva isso dar um resultado fantástico."
A coordenadora do curso de direito da Ulbra Palmas, Ana Isabella Lau, comentou da importância do ciclo de estudos jurídicos para os acadêmicos de direito: "É super importante para os acadêmicos de direito de uma forma geral, porque acaba despertando qual é o ramo do direito que eles mais se identificam. Isso a gente consegue perceber a partir da nossa vivência no curso da graduação, um evento como esse engaja todos amantes do direito criminal e talvez desperte alunos a irem para esse lado do direito.”
O reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, agradeceu o desempenho de todos os envolvidos pela organização, e celebrou a parceria entre professores e alunos na idelalização desta edição: “Uma junção de professores e alunos é a matemática tão importante como a que vimos nesse evento, desejamos sucesso aos nossos palestrantes e agradecemos pela contribuição, seus conhecimentos, suas experiências e suas práticas nos enriquece.” - concluiu.
Prestigiaram a abertura os deputados estaduais Eduardo Mantoan, e Prof. Júnior Geo, a DRA. Odete Almeida, Juíza Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins, DR. Celsimar Custódio Silva, Promotor de Justiça, representando o DR. Luciano Casaroti, procurador - Geral de Justiça, e o secretário de segurança do estado, Wlademir Costa, representando o governador Wanderley Barbosa e mais de 500 pessoas, um auditório lotado, demostrando o sucesso dessa edição do Ciclo de Estudos Jurídicos.
Pela manhã, aconteceu uma roda de debates sobre o tribunal do Júri, com a Juíza, Dra. Umbelina Lopes, o promotor de justiça, Dr. André Varanda e a Profa. e advogada criminalista, Andréia Cardinale. E os acadêmicos de direito realizarm um Júri simulado, organizado pela Prof. Fabiana Luiza.
À noite, para o encerramento, teremos a presença dos promotores de justiça do Rio de Janeiro, responsáveis pela acusação da ex- deputada Flordelis, Dra. Mariah Paixão e Dr. Décio Viegas.