Acadêmicos de odontologia prestam atendimento a alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa

Projeto já passou por cerca de 20 escolas da capital e atendeu mais de 10 mil alunos nesse período.

12/04/2023 • Atualizado em 12/04/2023 14:03

Acadêmicos do curso de odontologia, residentes e preceptores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), dão orientação sobre cuidados a saúde bucal para alunos da escola municipal Thiago Barbosa,  situada no Jardim Aureny II, nesta quarta e quinta feira. A ação faz parte do projeto ‘Prevenção Caminho para saúde bucal’, realizado nas escolas da rede municipal de ensino há seis anos pela Ulbra Palmas, em parceria com Fesp e as secretarias municipais da Educação e da Saúde.

Cerca de 520 crianças serão atendidas nos dois dias de ação, nesses 6 anos o projeto já passou por cerca de 20 escolas da capital e atendeu mais de 10 mil alunos. Com atividades de prevenção e promoção de saúde bucal voltado para crianças das séries inciais, do primeiro ao quinto ano, como evidenciação da placa bacteriana, teatro lúdico ilustrando a maneira correta da escovação, e o momento da escovação com as crianças, com prévia autorização dos pais e responsáveis

A residente e coordenadora da ação, Nádia Costa, demostra a emoção e a importância em atender a comunidade na sua formação acadêmica:  “Essa ação é de uma grande contribuição para nossa profissão, na fase dentista acadêmico. A gente tem contato direto com a criança e vivencia isso fora da bolha da universidade, temos a experiência de examinar a criança e verificar o que a ela necessita, como é a realidade na comunidade.”

O diretor da escola municipal Thiago barbosa, Othon Pinheiro, fala da carência da comunidade em receber ações do tipo e como a escola se proprõe a ser centro referencial de várias ações para a comunidade: “Receber essa prestação de serviço da universidade, e ainda mais de uma aluna que é moradora da região e conseguiu enxergar essa demanda e necessidade é muito gratificante. Não tem lugar melhor para atuar do que na escola, plantando uma sementia para nossas crianças que com certeza irão colher os bons frutos no futuro.”

O diretor comenta como as crianças recebem o projeto e de como fazem o papel de multiplicadores da informaçoes obtidas: “As crianças ficam ansiosas pelo atendimento, algumas ainda tem resistência de dentista, perdem o medo e multiplicam as informações em casa e para os coleguinhas."

Micheline Pimentel, preceptora da residência da Ulbra Palmas, discorre sobre o benefício dos projetos extensionistas dentro das universidades, uma realidade vivenciada pelos acadêmicos da Ulbra Palmas antes mesmo de ser uma das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior.

“A Ulbra não precisou se adequar as novas diretrizes porque sempre trabalhou com projetos extensionistas vinculados a disciplinas, e a odontologia há mais de 6 anos já trabalha com projetos de prevenção e saúde bucal. Esse projeto beneficia a todos envolvidos, a comunidade, a universidade e os nossos alunos que ganham a vivência na comunidade e o aprendizado de trabalhar a prevenção com um olhar diferente, eles saem dos muros da universidade e ver que a realidade é diferente do que vivemos lá dentro. Trabalhando uma odontologia mais humanizada, cuidando de pessoas e não só de dentes”- abordou a professora.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento