Neste sábado, 15, acadêmicas do curso de psicologia darão início ao projeto “Mulher, você tem voz", um grupo terapêutico voltado para todas que se consideram mulher, com o intuito de oferecer escuta terapêutica e gratuita. O projeto surgiu através da disciplina de intervenção psicossocial, onde obrigatoriamente é necessário que o grupo de alunos defina uma dinâmica para aplicar com um grupo de pessoas.
“Para ajudar nessa escolha a professora propôs uma dinâmica de nuvens de palavras, assim, eu e meu grupo fomos pensando e refletindo através de várias palavras, chegando a conclusão de que queríamos fazer intervenções com mulheres.” - explicou Gabriela Sousa, organizadora do projeto.
Seguindo um projeto piloto conduzido pela professora durante a pandemia de Covid 19, o grupo formado pelas alunas Gabriela Sousa, Isabela Oliveira e Maria Sueli Cury começou a desenvolver o projeto e que falam da ansiedade do primeiro encontro:
“Eu estou muito ansiosa, principalmente por ser o primeiro encontro e não sabermos exatamente quais serão as demandas trazidas, mas acredito que será um momento de acolhimento, o lugar e a ideia do projeto é essa que elas sintam que naquele momento, durante aquele horário , elas podem trazer a tona o que em outros momentos são impedidas disso”- declarou Isabela Oliveira, uma das organizadoras do projeto.
Gabriela Sousa, comenta que distribuíram panfletos em pontos estratégicos da cidade para alcançarem o público alvo e ter maior participação popular “ As minhas expectativas é que consigamos atingir um número considerável de participantes para que possamos colocar o que desejamos em prática: dar voz às mulheres que desejam, proporcionar um ambiente acolhedor e reflexivo sobre várias questões da vida, criar um espaço livre com possibilidade de construção, desconstrução e transformação . Assim também , fazendo uma diferença no acesso a ambientes terapêuticos, pois infelizmente grande parte da população não consegue ter acesso a uma escuta terapêutica ou a psicologia clínica.” - concluiu.
Serão sete encontros semanais, sempre aos sábados às 10 horas em espaço público de diferentes regiões da capital. Confira os locais e datas dos encontros:
1° Encontro (15/04): Arborização em frente á estação Apinajé
2° Encontro (22/04): Feira da 304 Sul
3° Encontro (29/04): Praça em frente à feira do aureny 1
4° Encontro (06/05): Parque dos povos indígenas
5° Encontro (13/05): Parque Cesamar
6° Encontro (20/05): Feira da 405 Norte
7° Encontro (27/05): Praça Joaquim Maracaípe ( Taquaruçu)