Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer recebe ação dos acadêmicos de Fisioterapia da Ulbra Palmas

os alunos realizaram exercícios práticos junto às participantes, ensinando técnicas de automassagem

Por Paulo Ricardo Vieira – Palmas-TO
02/06/2023 • Atualizado em 02/06/2023 14:49

Na noite de 30 de maio, ocorreu uma ação organizada pela disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela Professora Silvia Teixeira. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, onde foi realizado uma palestra abordando a relevância vital da fisioterapia para mulheres que passaram por cirurgias de mastectomia, além de um sorteio de brindes e ao final da ação um lanche.

Além da parte teórica, os alunos realizaram exercícios práticos junto às participantes, ensinando técnicas de automassagem que visam à redução de edemas.

“Nosso principal objetivo foi desenvolver o conhecimento dos alunos sobre a atuação do fisioterapeuta no cuidado de mulheres com câncer de mama que passaram por diferentes tipos de cirurgia, como mastectomias, tumorectomias e quadrantectomias”, explica a professora Silvia Teixeira, organizadora da Ação.

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que depende exclusivamente de doações da população, de instituições e de empresas. Todo o auxílio recebido é direcionado para ajudar os pacientes em tratamento oncológico, bem como seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Segundo Teixeira, o intuito da ação foi “compartilhar informações valiosas com as mulheres filiadas da liga, enfatizando a importância do tratamento fisioterapêutico nas fases pré e pós-operatórias". Essa iniciativa foi enriquecedora tanto para os alunos, que puderam expandir seus conhecimentos, quanto para as mulheres vinculadas à liga, que receberam informações valiosas para seu bem-estar e recuperação.

Iniciativas como essa auxiliam na compreensão dos acadêmicos na prática fisioterapêutica, adicionando experiência a eles, além de trazer clareza às mulheres que passaram por cirurgias, proporcionando-lhes informações sobre as transformações em seus corpos e como podem melhorar sua qualidade de vida.

Reila Diniz Oliveira, Professora Aposentada e voluntária da Liga Feminina, comentou sobre a ação e a parceria com a Ulbra Palmas que ao longo do semestre promoveu ações com outros cursos como psicologia e estética : "Temos orgulho de contar com parceiros, e um dos mais importantes é a Ulbra, que sempre nos apoia por meio de doações, palestras e reuniões informativas para nossos pacientes. Essa parceria tem sido de imensa valia para nós. Ficamos encantados com a participação dos alunos, que conseguiram envolver os pacientes de maneira interessante. Foi uma troca de experiências muito enriquecedora, tanto para os alunos quanto para nossos pacientes."

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento