Integrando a categoria de ensino, pesquisa e extensão, a Ulbra Palmas renova sua participação na gestão do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão (PEC) para o biênio 2023-2024. A professora Conceição Previero atuará como titular, enquanto o Reitor Marcelo Muller será seu suplente.
"A ULBRA Palmas está envolvida no Conselho desde sua criação e ter essa representatividade contribui para as prerrogativas do regimento do PEC. Além disso, essa condição nos permitiu desenvolver pesquisas científicas na Unidade de Conservação", afirma a professora Conceição Previero.
Segundo Previero, que assumiu a vice-presidência da diretoria executiva, o conselho desempenha um papel fundamental na constituição de um fórum oficial de gestão participativa nas ações do parque. O Plano de Manejo é o guia orientador do conselho e estabelece diretrizes, incluindo o uso sustentável e compatível com a conservação dos ecossistemas locais.
“A vice-presidência foi sugerida pelos demais integrantes do Conselho, em que nos compete juntamente com à presidência dar vozes, em especial o atendimento dos anseios das comunidades do entorno do parque.”, informa Previero.
A 38ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão (PEC) foi realizada no dia 21 de junho na sede administrativa do PEC, em Caseara, promovida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Além de estabelecer a nova gestão, a reunião teve como objetivo capacitar os conselheiros empossados e apresentar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Foram abordados tópicos como a importância do conselho, o papel do conselheiro e as normas estabelecidas no Regimento Interno.