O escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Palmas é referência na elaboração de projetos para associações e organizações sem fins lucrativos. Na última terça-feira, dia 27, mais um projeto foi entregue para fazer a diferença na vida de um grupo específico da comunidade.
O projeto possui uma área construída de mais de 1000m² e foi desenvolvido ao longo de um ano pelo estudante Caio Vilela e pela professora orientadora, Adriana Dias. Eles projetaram com muito cuidado as instalações da casa de apoio às pessoas portadoras de falciforme, destinada à Associação dos Falcêmicos do Estado do Tocantins (AFETO).
"Por ser um projeto social é extremamente gratificante, sem falar que permite ao aluno se envolver com questões sociais e entrar em contato com a prática e essa vertente social. Para nós, é muito gratificante", declarou a orientadora do projeto, Adriana Dias.
A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. No hemocentro de Palmas, mais de 700 pessoas estão cadastradas para receber tratamento ao longo da vida, conforme informações da AFETO.
Idealizada em 1996 e fundada em 2005, a Associação dos Falcêmicos do Estado do Tocantins (AFETO) atende portadores da doença e seus familiares que vêm de várias partes do Estado em busca de tratamento, muitas vezes sem ter onde se hospedar ou como arcar com os custos dos medicamentos necessários.
Vélma de Souza, vice-presidente da AFETO, ficou emocionada com a entrega do projeto e expressou seus agradecimentos, dizendo: "Não tenho palavras para agradecer a essa instituição. É muito importante para nós saber que existem pessoas e entidades sensíveis à nossa causa, pessoas que podem ajudar indiretamente esses portadores de falciforme", discursou a vice-presidente.
Aqueles que desejarem colaborar ou ajudar com doações, principalmente de cestas básicas, podem entrar em contato com a AFETO pelo telefone (63) 98404-0458 ou pelo e-mail: af_eto@hotmail.com.
Durante a entrega do projeto arquitetônico, o reitor Marcelo Muller também esteve presente e reforçou o compromisso social que faz parte da missão da Ulbra Palmas. Ele se mostrou entusiasmado com mais um trabalho realizado para a comunidade, afirmando: "Ficamos felizes em participar, dentro da nossa proposta de envolvimento com a comunidade e responsabilidade social, por meio do engajamento e das oportunidades que o curso oferece com professores qualificados e estudantes envolvidos nesses projetos. É uma grande satisfação poder realizar essa entrega e colaborar com um projeto tão importante para a sociedade", declarou Muller.