Professor de agronomia participa do Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Os trabalhos apresentados contou com as participações de alunos e professores do curso.

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
08/08/2023 • Atualizado em 19/03/2024 09:38

O professor do curso de Agronomia da ULBRA Palmas, Juliano Milhomem Ribeiro, iniciou o semestre com apresentações em um evento. O docente participou do 53º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, onde apresentou trabalhos intitulados "MONITORAMENTO E INCIDÊNCIA DE Phakopsora pachyrhizi NAS PLANÍCIES TROPICAIS DO TOCANTINS EM SOJA SEMENTE NO ANO DE 2022" e "PRIMEIRA OCORRÊNCIA DE Phyllosticta citricarpa (TELEOMORFO: Guignardia citricarpa) NO ESTADO DO TOCANTINS".


"O trabalho constitui uma parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins-ADAPEC, que cedeu os dados para a compilação dos mesmos. São informações relevantes do ponto de vista agronômico e demonstram a relevância do papel da defesa agropecuária para a economia do Estado. A ULBRA Palmas se insere neste contexto como um grande promotor dessas informações, uma vez que reuniu alunos e professores para debater os dados e apresentá-los neste Congresso", informou Milhomem.


Contribuíram para as pesquisas o aluno Oelton Júnior e a professora Bárbara Esteves, coordenadora do curso de Agronomia. Segundo o professor, Além de apresentar o resultado das pesquisas que vêm sendo realizadas na instituição, o networking entre vários profissionais da área trará um maior incentivo a novas pesquisas.


"É um evento que reúne fitopatologistas do mundo inteiro e traz grandes soluções no controle de doenças em plantas. Com isso, a ULBRA desenvolverá pesquisas cada vez mais avançadas que irão refletir em novos produtos para a comunidade em geral.", concluiu o docente de agronomia, Juliano Milhomem.


O evento

O 53º Congresso Brasileiro de Fitopatologia é promovido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia - SBF. O evento, realizado de 07 a 10 de Agosto de 2023, tem como objetivo reunir profissionais de ensino, pesquisa e extensão dos setores público e privado, estudantes do Brasil e do exterior, para discutir a situação atual e os avanços científicos relativos às doenças e seu controle, promovendo trocas de conhecimento e antecipando novos desafios a serem vencidos.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento