Docente da ULBRA Palmas discute Política de Residências da Área da Saúde em Brasília

O evento discutiu o fortalecimento das Residências em Saúde e a qualificação profissional em áreas prioritárias.

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
06/09/2023 • Atualizado em 19/03/2024 09:38

A Dra. Micheline Pimentel, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU - ULBRA Palmas/FESP), e professora do curso de odontologia, representou o Tocantins no Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde, entre os dias 4 e 5 de setembro, em Brasília - DF.

Promovido pelo Ministério da Saúde e Educação, o evento teve como objetivo debater a construção da Política Nacional de Residências em Saúde (PNRS) por meio das discussões, além de avaliar a qualificação profissional em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora, o  seminário nacional das residências foi uma retomada de todo um processo histórico na construção de residências no Brasil. Em 2021 foi realizada uma reestruturação da comissão nacional da residência em saúde, Porém, o novo governo resgatou junto ao Ministério da Educação para consolidar a construção de uma política nacional de residência em saúde.

“É  de extrema  importância essa retomada da integração entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, buscando uma forma de acelerar os processos, reconhecimento dos programas de residência, atualizando os novos cursos e regulamentando os processos administrativos que vem ocorrerem a partir desses programas.”, defendeu a coordenadora.

Grupos de trabalho foram organizados para discutir aspectos estruturantes da formação de especialistas residentes. Os eixos temáticos contemplam gestão, planejamento e monitoramento; aspectos pedagógicos; avaliação das residências em saúde; qualificação e valorização de residentes, preceptores e tutores; e alinhamento das residências com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Contribuímos de forma positiva para essa nova proposta, dentro dos eixos de trabalhos e na necessidade de se construir uma comissão nacional mais equitativa, com a inclusão de alguns princípios de equidade das ações afirmativas, e a elaboração de processos seletivos mais igualitários.”

O seminário também contou com participação de representantes do Ministério da Sáude (MS), Ministério da Educação (MEC), Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde (MNDRS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento