Alunos da área da Saúde visitam a Secretaria de Estado da Saúde

Visita técnica ao Centro de Informação fortalece o conhecimento dos alunos sobre Políticas Públicas e Gestão em Saúde do Estado.

27/09/2023

Alunos da área da Saúde tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) na Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A visita complementou o conteúdo estudado na disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde.

Acadêmicos dos cursos da área da saúde, como enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia, biomedicina, fisioterapia e odontologia, participaram da visita que proporcionou conhecerem o funcionamento do monitoramento dos indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

A acadêmica do 2º período de Nutrição, Monalisa de Moura, destacou que "a visita à Secretaria de Saúde é essencial, pois o papel do nutricionista não se limita apenas a reeducar as pessoas sobre sua alimentação, mas também a garantir o direito à alimentação. Conhecer esse espaço e ter uma visão da saúde pública tocantinense nos prepara para nossa atuação profissional".

Os alunos foram recepcionados pelo diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO, Ullannes Passos. Ele explicou: "Mostramos aos acadêmicos como o Integra Saúde funciona e como o Centro auxilia na gestão, tomada de decisões e planejamento dos serviços de saúde".

A visita foi uma iniciativa da professora Margareth Santos de Amorim que ministra a disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde. Durante a visita, a docente enfatizou a importância de conectar o aprendizado teórico com situações reais e concretas. Ela afirmou: "A visita à Secretaria Estadual de Saúde pode enriquecer significativamente o aprendizado dos alunos em relação às políticas de saúde pública, proporcionando uma perspectiva prática e conectando-os com o mundo real das políticas e gestão em saúde".

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento