Inovação e Conhecimento na XXIII Jornada de Iniciação Científica da ULBRA Palmas

A edição teve mais de 110 trabalhos submetidos

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
26/10/2023 • Atualizado em 19/03/2024 09:37

Nos dias 25 e 26 de outubro, o campus da Ulbra Palmas foi envolto por alegria e entusiasmo devido a XXIII Jornada de Iniciação Científica da Ulbra Palmas. Um dos principais objetivos da JIC é estimular a pesquisa entre os acadêmicos, promovendo a interação entre pesquisadores e estudantes, além de fortalecer a pesquisa na instituição.


Com a temática "Inteligência Artificial em foco: diálogos interdisciplinares", a JIC 2023  teve mais de 110 trabalhos submetidos. A programação contou com oficinas, minicursos e uma palestra com o ativista social Jac Fressatto, criador do Robô Laura, primeira plataforma de inteligência artificial gerenciadora de riscos do mundo, que já ajudou a salvar mais de 60 mil pessoas desde sua ativação em 2016, que emocionou a todos presentes.


“Essa edição da Jornada de Iniciação Científica foi uma expressiva demonstração de que somos uma instituição de ensino superior relevante no ensino, pesquisa e extensão. A próxima jornada será melhor que essa, pois essa foi ótima, e tenho certeza que a próxima será melhor ainda.”, concluiu Marcelo Müller, reitor da Ulbra Palmas.


Os três melhores projetos de pesquisa em cada área receberam o Prêmio Jovem Pesquisador. Foram 15 trabalhos premiados, 3 em cada área de estudo. O coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários, Luiz Gustavo Santana comemorou o comprometimento dos alunos nesta edição:


“Essa edição foi muito especial e acho que todas as atividades foram cuidadosas e carinhosamente construídas, com todos os líderes de área, os coordenadores de curso. Tivemos um palestrante fantástico na noite de ontem e as apresentações de trabalho hoje pela manhã também nos encantaram. Foi uma edição com mais de 110 trabalhos submetidos e por volta de 100 trabalhos aprovados.”


Todos os trabalhos apresentados estavam relacionados a uma das áreas de conhecimento previamente definidas, que incluíam Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. Confira abaixo os trabalhos premiados.


PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR:
Ciências Agrárias
1° Lugar: Produtividade e qualidade fisiológica de sementes de milho com diferentes fontes de nitrogênio em cobertura.
2° Lugar: Avaliação da tolerância à dessecação e armazenamento de sementes de cacau( theobroma cacao ), em Palmas, Tocantins
3° Lugar: Uso de Hidrocolóide em cão para tratamento de lesão em região metatarsiana.
Ciências Exatas
1° Lugar: Uma revisão sistemática de literatura sobre “A Eficácia das aplicações de IA no ensino adaptativo e personalizado” a partir de artigos científicos em língua portuguesa.
2° Lugar: Criação de personagem usando animação procedural adaptativa: Estudo de caso para o jogo “Subsolo do Absurdo”
3° Lugar: Desenvolvimento do Algoritmo “Predimate” para o aprimoramento do módulo tabela-verdade do Logic Live
Ciências Humanas
1° Lugar: Portal (EN)CENA: Explorando a sexualidade e os relacionamentos na perspectiva da saúde mental
2° Lugar: Às emoções no cotidiano das escolas: um possível olhar psicossocial
3° Lugar: Arte, ciências e inteligência artificial: a materialização de imagem
Ciências Sociais Aplicadas
1° Lugar: (EMPATE) Remição da pena pelo trabalho no presídio feminino de Palmas: atuação da psicologia e do direito; e ChatGPT na Educação: Inovação no Curso de Direito da Ulbra Palmas
2° Lugar: Desafios enfrentados pelo trabalhador intermitente no cenário pós-pandemia: Uma análise de sua vulnerabilidade
3° Lugar: A relevância do portal da transparência do Tribunal de Justiça do Estado para os cidadãos
Ciências da Saúde
1° Lugar: Intervenção endodontia em dentes acometidos por avaliação e em processo de reabsorção radicular: Estudo de caso clínico
2° Lugar: (EMPATE) Ocorrências em obstetrícia atendidas pelo serviço pré hospitalar móvel: revisão de literatura; e Produção de papel biodegradável a partir da folha de bananeira com propriedades antifúngicas para uso como embalagem ativa de produtos de panificação
3° Lugar: Isolamento, identificação e potencial biotecnológico de fungos endofíticos associados á planta jambú (Acmella ciliata)

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento