Curso de farmácia promove distribuição de plantas medicinais

Foram distribuídos 11 espécies cultivadas no Terraquarium da ULBRA Palmas

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
09/11/2023 • Atualizado em 19/03/2024 09:36

Alunos da disciplina práticas integrativas do curso de farmácia fazem distribuição de plantas medicinais cultivadas por eles próprios no Terraquarium da Ulbra Palmas com instruções e acompanhamento da professora Conceição Previero “Desde as separações das sementes, a produção do cultivo da terra, o preparo do solo, tudo isso feito por nós”, contou a académica orgulhosa do resultado.

Conceição Previero, que conduziu a disciplina contou como foi na prática o processo até chegar a culminância do projeto: “Nós iniciamos as práticas no começo do semestre, algumas das espécies foram plantadas via sementes e outras nós usamos tubérculos, estacas, então essa diversidade hoje está presente aqui na ULBRA Palmas, e os alunos se envolveram em todas as atividades de cultivo até chegar nesse estágio. Então eu acho que a primeira aula que nós trabalhamos foi no mês de agosto e todo semestre fomos mantendo esse cultivo para culminar hoje na doação das mudas.”, informou Previero.

Segundo o conselho de farmácia, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas, atualmente vem sendo incentivada pelo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Junto com as mudas foi distribuído um manual ensinando o modo de manusear a planta e a forma que deve ser usada e para que tipo de patologia ela deve ser usada, espécies como gergelim, açafrão, inhame, manjericão fazem parte da chamada “farmácia Viva”.


“As plantas medicinais, na verdade, nós temos uma característica até cultural, principalmente na nossa região. É muito comum as pessoas terem plantas medicinais nas suas casas, e muitas delas são de fácil cultivo. É claro que uma planta precisa de nutrição, precisa de luminosidade, de água, mas é possível, mesmo para quem mora num apartamento, cultivar plantas medicinais em vasos, e com isso preservar ou resgatar hábitos que são vinculados à nossa ancestralidade no uso das plantas medicinais como remédios caseiros”, concluiu Previero.


Você pode conferir o Guia de Uso das Plantas Medicinais criado pelos acadêmicos de farmácia  clicando AQUI
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento