Acadêmicos da Ulbra Palmas são destaque na 8ª edição da "Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia" de Palmas, um projeto do curso de agronomia levou o primeiro lugar na Categoria "Graduação" com o inspirador projeto intitulado "Educação Ambiental Infantil como Formadora de Práticas Sustentáveis sob o Olhar Sociointeracionista".
Lunara Sousa, academia de Agronomia da Ulbra e uma das mentes por trás do projeto vencedor falou sobre o principal objetivo de seu projeto ser promover a educação ambiental para estudantes de diversas idades: “No projeto, recebemos alunos de escolas públicas, onde desenvolvemos práticas ecológicas divertidas e onde podemos despertar o olhar das crianças perante a natureza, fazemos práticas como plantios de muda, identificações dos animais do cerrados com os Taxidermizados da ulbra, plantio de boneco cuca-verde onde o maior intuito é mostrar na prática os cuidados que devemos ter, tanto com o ambiente, quanto com um colega, um familiar. Além do desenvolvimento de brinquedos a partir de materiais que teriam destino como lixo como garrafas pet, papelão, rolinho de papel higiênico, tampinhas, cartela de ovo entre outros.
Este reconhecimento demonstra não apenas a qualidade do trabalho desenvolvido pelos estudantes, mas também ressalta a importância do enfoque na educação ambiental desde a infância como um meio eficaz de fomentar práticas sustentáveis.
A professora Doutora Conceição Previero a ressaltou a relevância da vitória na categoria: “A premiação na sua essência é um alento de esperança no que tange à mitigação sobre as questões ambientais. Também é resposta ao trabalho de 14 anos com educação ambiental que realizamos na Ulbra Palmas, de forma contínua, permanente e transversal, que é realizado por diferentes mãos e olhares.”
A conquista da primeira colocação é um testemunho do comprometimento e excelência dos participantes da Ulbra Palmas na busca por soluções inovadoras para desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável.
A acadêmica Lunara Sousa finalizou comentando sobre o apoio e orientação que recebeu da Professora Conceição e deu destaque a importância de ter vencido o prêmio: “A vitória, é a resposta que o trabalho realmente funciona e funcionou, como foi possível ver na prática, foi lindo ver a interação das crianças, jovens, adultos e até mesmo os idosos, brincando de peteca! Estou feliz, e muito agradecida pela oportunidade. E nada disso seria possível sem os meus colegas de trabalho, em destaque a Yanne.”
A 8ª edição da "Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia" (Fecit) de Palmas teve como foco o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" aconteceu entres os dias 13 e 16 de novembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
A Fecit é promovida anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio de parcerias com diversas instituições de ensino, e visa investir na formação científica de alunos da rede pública e privada, oferecendo diversas atividades, como oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e exposição de trabalhos científicos.