Mulheres na Ciência: Uma jovem pesquisadora em formação

Lunara Sousa desenvolve pesquisa no campo experimental da universidade

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
15/02/2024 • Atualizado em 15/02/2024 21:03

No contexto do Dia Internacional da Mulher e Menina na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, destacamos a trajetória da estudante de agronomia, Lunara Sousa, uma jovem pesquisadora que encontrou sua paixão pela ciência após um período desafiador de interrupção de estudos devido à pandemia de Covid-19.


Ao retornar às aulas presenciais, após um hiato na faculdade durante a pandemia, ela encontrou uma nova oportunidade ao se envolver nos serviços do laboratório de sementes sob a orientação da professora Conceição. Esse retorno às atividades práticas e o acolhimento da docente foram fundamentais para seu desenvolvimento acadêmico.


Inicialmente, Lunara ajudava esporadicamente no laboratório, mas logo se dedicou integralmente a um projeto científico em andamento, encontrando seu lugar na área da pesquisa. Desde então, ela se envolveu ativamente em um projeto de parceria entre a ULBRA Palmas e a empresa Yara Brasil, focado em análises de sementes de milho produzidas no campo experimental da universidade. Em sua participação no projeto, Lunara desempenha um papel crucial, desde a produção das sementes no campo até as análises laboratoriais, incluindo testes de umidade e germinação. O que a levou para sua primeira apresentação de artigo científico durante a Jornada de Iniciação Científica (JIC) da Ulbra Palmas  no ano de 2023. “Eu mencionei no dia das apresentações o quanto estava nervosa. Mas logo após foi gratificante e empolgante!” - compartilhou a pesquisadora, Lunara Sousa.


A dedicação e crescimento durante o projeto são evidentes, superando desafios iniciais com determinação e buscando constantemente o conhecimento necessário para seu desenvolvimento como uma pesquisadora da área de Agronomia. Ao refletir sobre sua jornada, Lunara cita com carinho o apoio e os ensinamentos da professora doutora Conceição Previero, que possui projetos de Pesquisa nas linhas de Inovação Tecnológica e Extensão junto à Agricultura Familiar, Comunidades Tradicionais e Educação Ambiental. Com vasta experiência em pesquisa, assim como na coordenação de pós-graduação e de pesquisa da instituição, Previero vem inspirando jovens e contribuindo para o desenvolvimento da ciência no Estado do Tocantins.


Isso nos lembra da importância de termos mulheres como referência na ciência, inspirando e apoiando meninas a se descobrirem pesquisadoras, capacitando-as a superarem seus medos e dificuldades para que se encontrem em todas as áreas da ciência. Que a história de Lunara inspire outras jovens a desafiar suas dificuldades e seguirem os caminhos da pesquisa científica contribuindo para o avanço da ciência no país.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento