Mulheres lideram entre números de formandos da Ulbra Palmas

Pesquisa revela predominância feminina no número de formandos das turmas do segundo semestre de 2023.

Por Paulo Ricardo Vieira – Palmas-TO
08/03/2024

Durante as cerimônias de colação de grau realizadas no último mês de fevereiro na Ulbra Palmas, um fenômeno educacional chamou atenção: o protagonismo feminino entre os formandos. Em uma pesquisa realizada durante as celebrações dos 152 novos graduados que participaram das cerimonias oficiosa das colações de grau, foi constatado que em sua maioria dos formados da instituição é do sexo feminino.

De acordo com os dados levantados, 71.34% dos formandos são mulheres, enquanto apenas 28.66% são homens. Fato que chama atenção para uma tendência cada vez mais evidente no ensino superior: o crescente número de mulheres em comparação com os homens. Segundo o  último censo escolar(2021), há uma predominância feminina entre os estudantes matriculados no ensino superior e consecutivamente 61% dos alunos concluintes. Essa realidade não apenas reflete mudanças sociais, econômicas e culturais, mas também levanta questões importantes sobre equidade de gênero e acesso à educação.

A recém formada em Odontologia pela Ulbra, Taína Aires Dourado, trás sua perspectiva como mulher na universidade: "Essa é a minha segunda graduação dentro da Ulbra, sempre me senti muito respeitada e segura, particularmente nesta segunda graduação. O curso de odontologia é de dominância feminina, e toda a equipe, os colegas e o ambiente nos deixam confortáveis e dispostas a concluir com mais tranquilidade o curso. A exemplo das nossas professoras, que são referências no estado e nos motivam ainda mais com os ensinamentos, nos dando total apoio quando precisamos."

A Cirurgiã Dentista também falou sobre o apoio que sofreu dos colegas e professores da Ulbra: "Eu sofri um AVC ano passado e tive um apoio incondicional dos professores, dos colegas, e da equipe de odontologia que foram um alicerce para que eu conseguisse concluir mais esta etapa da minha vida. Além de ser um curso que eu me encontrei e sou feliz, ainda tive essa motivação a continuar e não desistir."

Esse destaque feminino na ULBRA PALMAS não apenas evidencia as mudanças nas oportunidades educacionais, mas também ressalta o compromisso da universidade em criar um ambiente inclusivo e seguro, onde as mulheres possam florescer em seu crescimento pessoal e profissional. Este destaque feminino na instituição não poderia ser mais oportuno, coincidindo com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em 8 de março. Esta data, remontando ao início do século XX, é marcada por movimentos em prol da reivindicação por direitos iguais, melhores condições de trabalho e participação política das mulheres. Além de sua importância histórica, o Dia Internacional da Mulher transcende fronteiras e culturas, representando uma homenagem às conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas ao longo da jornada das mulheres.

A Médica Veterinária Uatilla Lorana Ribeiro Henrique, também recém formada na Ulbra, diz como a instituição foi para ela um ambiente seguro: "estou na ULBRA desde 2016, e desde então sempre fui muito bem recepcionada, acolhida e respeitada por todos da Universidade."

Ela também falou sobre como é ser uma mulher em uma área antes dominada por homens: "Apesar do crescente e expressivo  aumento das mulheres no meio do agro, infelizmente a Medicina Veterinária ainda é um meio machista. Não deveria existir esse comparativo entre sexo masculino e feminino, pois acredito que todos como indivíduos somos capazes de desenvolvermos nossas habilidades e aprimorarmos nossos conhecimentos. Acredito que não só no meio agro, mas como sociedade ainda temos muito a melhorar, necessitamos de visibilidade, processos educativos e reconhecimento por todas as partes, e assim tratamos isso com aceitação e normalidade."

A Médica Veterinária finalizou falando sobre sua motivação para concluir a graduação: "A primeira e maior motivação com certeza foi a realização e concretização de um sonho de infância. Viver em sociedade nunca foi fácil, independente dos fatores internos e externos existentes. Porém, com tempo, determinação, comprometimento, estudos árduos, eu fiz tudo que estava ao meu alcance para conquistar o meu espaço  e hoje estar ocupando o lugar que projetei."

A superação em números de formandas na Ulbra demonstra não apenas a competência e dedicação das mulheres, mas também a necessidade de reconhecer e valorizar sua inserção em todas as áreas do conhecimento. Esta conquista não apenas celebra o talento e as capacidades femininas, mas também nos faz refletir sobre a importância de criar ambientes inclusivos e equitativos, onde todos tenham a oportunidade de prosperar e contribuir para a construção de um futuro mais justo e diversificado.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento