Na tarde do dia 24 de maio, a coordenadora do curso de Agronomia da ULBRA Palmas, Bárbara Esteves, marcou presença no Fórum Amazônico de Relações Internacionais (FARI), representando a instituição nesse importante evento.
Bárbara Esteves integrou a Mesa III, que teve como foco de discussão "A Amazônia e a política internacional do meio ambiente: análise entre o local e global na centralidade dos impactos ambientais e mudanças climáticas". Em sua fala, Esteves destacou a necessidade de desenvolver modelos produtivos que respeitem a vocação amazônica, ressaltando a importância de entender os impactos das mudanças climáticas e a urgência da conservação da floresta amazônica. Ela alertou que a degradação da Amazônia traz consequências severas, inclusive para o agronegócio, setor vital para a economia local e nacional.
"O entendimento dos impactos das mudanças climáticas e a necessidade urgente de conservação da Amazônia são fundamentais. A degradação da Amazônia traz consequências graves, inclusive para o agronegócio", afirmou Esteves, reforçando a necessidade de uma abordagem sustentável para o desenvolvimento da região.
O FARI, que ocorre entre os dias 23 e 25 de maio na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, é uma iniciativa que faz parte do guarda-chuva da Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais do Brasil (FENERI). Com o tema "A Amazônia como Cenário de Tensões e Colaborações Internacionais: Geopolítica e Desafios Climáticos e Ambientais", o evento é destinado para aqueles que têm trabalhos ou interesse na intersecção desses temas com as comunidades amazônicas.
O fórum reúne especialistas, acadêmicos e profissionais para discutir os desafios e as oportunidades na Amazônia, promovendo debates que visam encontrar soluções sustentáveis e colaborativas para os problemas enfrentados pela região.