Coordenadora do curso de agronomia participa do Fórum Amazônico de Relações Internacionais

O fórum reúne especialistas, acadêmicos e profissionais para discutir os desafios e as oportunidades na Amazônia.

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
24/05/2024 • Atualizado em 24/05/2024 21:35

Na tarde do dia 24 de maio, a coordenadora do curso de Agronomia da ULBRA Palmas, Bárbara Esteves, marcou presença no Fórum Amazônico de Relações Internacionais (FARI), representando a instituição nesse importante evento.

Bárbara Esteves integrou a Mesa III, que teve como foco de discussão "A Amazônia e a política internacional do meio ambiente: análise entre o local e global na centralidade dos impactos ambientais e mudanças climáticas". Em sua fala, Esteves destacou a necessidade de desenvolver modelos produtivos que respeitem a vocação amazônica, ressaltando a importância de entender os impactos das mudanças climáticas e a urgência da conservação da floresta amazônica. Ela alertou que a degradação da Amazônia traz consequências severas, inclusive para o agronegócio, setor vital para a economia local e nacional.

"O entendimento dos impactos das mudanças climáticas e a necessidade urgente de conservação da Amazônia são fundamentais. A degradação da Amazônia traz consequências graves, inclusive para o agronegócio", afirmou Esteves, reforçando a necessidade de uma abordagem sustentável para o desenvolvimento da região.

O FARI, que ocorre entre os dias 23 e 25 de maio na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, é uma iniciativa que faz parte do guarda-chuva da Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais do Brasil (FENERI). Com o tema "A Amazônia como Cenário de Tensões e Colaborações Internacionais: Geopolítica e Desafios Climáticos e Ambientais", o evento é destinado  para aqueles que têm trabalhos ou interesse na intersecção desses temas com as comunidades amazônicas.

O fórum reúne especialistas, acadêmicos e profissionais para discutir os desafios e as oportunidades na Amazônia, promovendo debates que visam encontrar soluções sustentáveis e colaborativas para os problemas enfrentados pela região.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento