Egressa da ULBRA conquista doutorado em universidade da Flórida

Formada em 2021 pela Ulbra Palmas, a biomédica Camilla Renata foi admitida em programa de doutorado nos Estados Unidos.

Por Paulo Ricardo Vieira – Palmas-TO
16/07/2024 • Atualizado em 16/07/2024 13:57

A bióloga Camilla Renata Alves, foi admitida no Departamento de Ciências Biológicas da Florida State University nos Estados Unidos (EUA) no último dia 15 de março. Camilla agora iniciará seu doutorado em Biologia Celular e Molecular.

A Biomedica falou como se sentiu ao descobrir que foi admitida no programa de doutorado: “Feliz, animada e assustada! Pois seria um grande passo na minha carreira profissional. “

Além de expressar sua felicidade, ela também detalhou o passo a passo de como conquistou sua admissão. Camilla disse que após se formar em Biomedicina pela Ulbra em 2021, decidiu ir atrás do seu desejo de estudar no exterior, motivada pela pandemia e inspirada por brasileiras que fizeram PhD fora do país. Com seus primeiros salários após sua formação, investiu em uma mentoria para se aplicar as universidades americanas.

Ela aprendeu sobre o processo de aplicação, que inclui fluência em inglês, TOEFL (exame que comprova a aptidão do aluno com um segundo idioma), tradução de documentos e elaboração de um currículo no formato americano. Também escreveu cartas de motivação, investigou universidades e iniciou contato com professores, alinhando interesses de pesquisa.

“Essa comunicação com os professores é crucial para confirmar vagas nos laboratórios. As universidades avaliam de forma holística, considerando persistência e background do candidato.” explicou Camilla.

Ela também ressaltou que nos EUA, os professores obtêm verbas de pesquisa e contratam alunos para colaborar em suas pesquisas, não sendo necessário apresentar um projeto próprio; basta alinhar seu interesse com o dos professores. Os alunos aprovados podem desenvolver suas linhas de pesquisa e atuar como assistentes, configurando um contrato de trabalho remunerado.

Em 2022, Camilla aplicou para quatro universidades, mas não foi admitida. Determinada, refinou suas aplicações e buscou outra mentoria. Em 2023, aplicou novamente para quatro universidades e foi aprovada na Florida State University. Recebeu uma oferta de mestrado na Thomas Jefferson University e ficou na lista de espera da University of Denver.

Agora aprovada, ela fala sobre seu objetivo nesse primeiro ano no novo país. ela disse que fará uma "rotação" em três laboratórios para decidir onde realizará sua pesquisa, além de cursar disciplinas de ciências biológicas. Na Florida State University, alinhou seus interesses com dois professores: Dr. Yu, que pesquisa cromossomos, e Dr. Thoms, que investiga a imunidade inata em plantas.

“Minhas expectativas são de crescimento profissional e aperfeiçoamento das habilidades de pesquisa. Acredito que a ciência deve servir à humanidade e à vida no planeta. O PhD é um caminho difícil, mas recompensador, e estou disposta a seguir esse caminho para alcançar minhas metas pessoais e profissionais. A longo prazo, quero aproveitar as oportunidades que surgirem, seja na indústria ou na academia, e trazer o conhecimento adquirido de volta ao Brasil.” falou.

Camilla finalizou agradecendo aos professores da Ulbra que escreveram suas cartas de recomendação: “Luís Fernando Castagnino Sesti, Divino José Otaviano e a Ex-docente da Ulbra Gabriela Ortega Coelho Thomazi, que orientou minha pesquisa de TCC. Dedico a eles toda a minha admiração e gratidão.” finalizou.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento