Na noite desta segunda-feira, 22 de julho, a ULBRA Palmas deu início à Semana Pedagógica 2024.1 com o tema: "Transformações Educacionais com IA Generativa e Canvas". O evento reuniu professores e coordenadores da instituição, destacando-se pela introdução de tecnologias emergentes no cenário educacional.
A abertura contou com a palestra da Doutora Parcilene Fernandes de Brito, que fez uma introdução detalhada sobre o conceito e o funcionamento da IA Generativa. Em sua explanação, ela destacou o processo de pré-treinamento dos modelos de IA, explicando como esses modelos aprendem a partir de grandes volumes de dados e se tornam capazes de realizar diversas tarefas, como a geração de texto, resumo de informações, criação de imagens e códigos, e interação via chat. “E o que é isso, afinal? Conseguiu pegar as representações simbólicas do pensamento humano, que era a coisa que a gente tinha de mais individual e singular, que é como a gente escreve, como a gente desenha, como a gente codifica as coisas. Então, finalmente, aí está.” - explicou.
A doutora ressaltou a necessidade de regulamentação para o uso da IA Generativa na educação, uma vez que seu impacto está crescendo rapidamente. Segundo dados da UNESCO, o ChatGPT, uma das IA Generativas mais conhecidas, alcançou 100 milhões de novos usuários ativos mensais em 2023, enquanto apenas um país havia implementado regulamentações específicas para essa tecnologia até julho do mesmo ano.
A Dra. Parcilene enfatizou a necessidade de uma maior compreensão sobre a IA Generativa e de entender seu funcionamento na prática para integrar tais tecnologias na sala de aula. Ela também destacou a urgência de discussões nos mais diversos cenários educacionais, pois o uso das IAs pode afetar todos os níveis de ensino, do infantil ao superior.
Os impactos positivos na sala de aula incluem aprendizado personalizado, disponibilidade, repetição e aprendizado espaçado, aprendizado interativo e redução da pressão sobre os alunos. No entanto, há também impactos negativos, como a dependência excessiva de IA, o pensamento crítico prejudicado, a falta de precisão das informações, o engajamento superficial e a diminuição da interação humana.
A Semana Pedagógica 2024.1 segue até sexta-feira, 26 de julho, oferecendo uma série de atividades e treinamentos. Entre os destaques estão as capacitações sobre o ambiente virtual de aprendizado CANVAS e o sistema PRIME no contexto do WEBProfessor. Além disso, haverá treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros direcionados aos professores da área da saúde, bem como reuniões dos colegiados.