Pioneira em atendimentos odontológicos especializados para a população indígena no Tocantins, e com o único Centro de Especialidade Odontológica Indígena (CEO) do Estado, a Ulbra Palmas em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Tocantins, e apoio do Ministério da Saúde (MS) participou nos dias 12 e 13 de agosto, do projeto “Sorrisos nas Aldeias”, realizado na aldeia Funil, localizada no município de Tocantínia.
O projeto tem como meta beneficiar com atendimentos, prevenção e educação sobre saúde bucal aproximadamente 14 mil indígenas tocantinenses. “Nossa equipe realizou avaliações de saúde bucal, prevenção e educação de saúde com escovações supervisionadas e peça teatral que incentivam aos cuidados com a saúde bucal”, disse a professora doutora e coordenadora do curso de Odontologia da Ulbra Palmas, Tássia Borges.
Para o pajé da Aldeia Funil, “para nós hoje é um dia muito importante, pois nós sabemos quais são as dificuldades para manter o trato na área da odontologia, e nos sentimos felizes com a presença de todos os envolvidos”.
A iniciativa também contou com o apoio do projeto “Sorriso do Tamanho do Brasil”, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e incluiu a participação de especialistas em saúde bucal, representantes da administração pública e membros da Secretaria de Saúde Indígena.
Sobre a relevância da ação a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde de Tocantins (SES-TO), Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu, afirmou, que “o objetivo desse projeto está fortalecendo o acesso à informação, fortalecendo a assistência como também a integração da saúde indígena com a saúde do Estado”.
Desde 2017, a Ulbra contribui em ações com as populações indígenas e complementa as iniciativas de parceiros, é o que afirma Luiz Fernando Varrone, responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, “essa parceria fortalece as atividades e amplia o alcance do atendimento, nós estamos com uma meta de atender pelo menos 5 mil indígenas aldeados no primeiro ano de atuação do Sorriso nas aldeias”, disse.