Bibliotecária da ULBRA Palmas desenvolve atividades de incentivo à leitura na Ulbrinha

O trabalho busca conscientizar pais e familiares sobre a importância da leitura dentro e fora do ambiente escolar

Por Karoliny Santiago – Palmas-TO
01/11/2024 • Atualizado em 01/11/2024 17:31

Incentivar a leitura e desafiar cada aluno a ler diversos livros ao longo de dez meses por ano. Esse é o principal objetivo do Projeto Centopeia, desenvolvido desde 2021 pela parceria entre a Biblioteca da Instituição e Colégio Ulbra Palmas. O projeto é voltado para os alunos do Ensino Fundamental I - anos iniciais (1º ao 5º ano), que exploraram livros ilustrados, poesias, histórias de fantasia, ficção científica e literatura brasileira.

A diretora do Colégio Ulbra Palmas, Viviane Stahnke, comentou: “Hoje é um dia bastante especial, pois ao longo dos anos esse projeto tem crescido, e vemos o interesse das crianças pela leitura, pela formação de uma consciência leitora e o desejo de aprender e ‘viajar’ através dos livros. É um foco em descobrir o encantamento por novas histórias. Isso nos deixa realizadas como escola.”

Para a coordenadora do projeto e bibliotecária da Ulbra Palmas, Thaís Fernandes, “Muita gente pensa na centopeia como algo grande, com muitos livros, mas aqui trabalhamos com todas as crianças, mostrando que cada cor de livro significa algo. Durante o ano, elas entendem a importância de avançar, tornarem-se mais críticas e, consequentemente, melhorarem também na escrita.”

Thaís ainda acrescenta: “A centopeia é um espetáculo! As crianças vibram, comemoram os colegas que conseguem formar grandes centopeias, mas todo o processo — até o certificado de leitor — é muito importante. Tudo isso fica registrado nos livros que leram. Se elas guardarem isso para a vida, quando forem adultas, poderão lembrar dos livros que leram no quarto ou quinto ano. Como eu não tive esse registro na minha época, vejo como isso é fundamental para elas.”

Entre os destaques do projeto, a aluna Iana Clara Rodrigues, de 10 anos, foi a maior leitora da turma do 4° ano, com o impressionante número de 54 livros lidos. “Me sinto muito inteligente por ter lido tantos livros, e o que eu mais gostei foi ‘O Cortiço’, porque é uma história antiga e muito legal. Gostei muito mesmo!”.

Já a estudante do 5° ano, Beatriz Thainsly, de 11 anos, compartilhou sua experiência: “Acho muito legal participar do projeto, porque a gente desenvolve a nossa fala e aprende muitas coisas lendo. O livro que eu mais gostei foi sobre uma professora de matemática, que não era amada por todos, mas nos ensina a importância de sermos simpáticos, principalmente com nossos vizinhos.”

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento