Curso de Medicina da Ulbra Palmas promove série de ações educativas em saúde

As atividades têm o objetivo de complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula com experiências externas.

Por Karoliny Santiago – Palmas-TO
06/11/2024 • Atualizado em 06/11/2024 12:19

Com o objetivo de integrar e incentivar a pesquisa e a vivência em cuidados de saúde, o curso de Medicina da Ulbra Palmas tem realizado, desde o mês de outubro, uma série de ações educativas voltadas para os acadêmicos. Sob a supervisão dos coordenadores Marcello Senna e Margareth Santos Amorim, as atividades buscam complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio de experiências externas e práticas no campo da saúde.

“A Ulbra Palmas tem como missão se envolver com a comunidade para transformar os espaços onde atua, e o curso de Medicina não é diferente. Nosso objetivo é oferecer uma medicina inovadora, integrada à comunidade, e que traga benefícios sociais. A melhor forma de fazer isso é por meio da prática, com ações pensadas para além da formação acadêmica. Essas ações não só agregam ao aprendizado dos alunos, mas promovem mudanças reais na vida das pessoas que atendemos, seja em nossos seminários, atividades internas ou em ações de atendimento à comunidade, sempre com o propósito de melhorar a saúde coletiva”, afirmou Marcelo Müller, reitor da Ulbra Palmas.

26ª EXPRO
Nos dias 22 e 24 de outubro, a Ulbra Palmas participou da 26ª edição da Exposição das Profissões (EXPRO), um evento anual que transforma o campus universitário em um centro de informações sobre os cursos de graduação, o mercado de trabalho e as oportunidades oferecidas pelas diversas carreiras.

“Participar de um projeto grandioso como a EXPRO traz um choque de realidade para os futuros estudantes de Medicina. Quando eu estava no cursinho, já fazia um ano e meio que me preparava, e agora, estar aqui, mostrando como tem sido a realização desse sonho na prática, ajuda na melhor compreensão de quem está do outro lado da mesa”, comentou Giovanna Karklis Vitorino, estudante de Medicina da Ulbra Palmas.

Ciclo de Seminários Medicina em Movimento


No primeiro semestre do curso, o curso de Medicina da Ulbra Palmas já promoveu uma integração sólida entre ensino, extensão e pesquisa. Com o apoio de professores e alunos, foi realizado o Ciclo de Seminários – Medicina em Movimento, que teve início em 28 de outubro e continuará nos próximos semestres, abordando temas relevantes como a nova resolução do CFM sobre terapias hormonais e o uso de dispositivos eletrônicos para fumar.

Além disso, os alunos estão envolvidos em publicações científicas e participarão da I Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Ulbra Medicina Palmas, junto com a 24ª Jornada de Iniciação Científica da Ulbra Palmas.

“No próximo semestre, daremos mais um passo importante com o lançamento do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Digital, que visa o desenvolvimento de produtos inovadores em saúde para o benefício da sociedade. Na área de extensão, estamos comprometidos com a comunidade. Nossos alunos, professores e coordenação estarão envolvidos em atividades de Educação em Saúde no distrito de Luzimangues, com foco na população idosa, além de colaborar com o Tribunal de Justiça de Palmas para atender pessoas em situação de rua. Essas iniciativas demonstram nosso diferencial: um curso que alia pesquisa aplicada, inovação e compromisso social, fortalecendo o ensino e levando saúde para toda a comunidade de Palmas e região”, explicou Parcilene Fernandes de Brito, diretora acadêmica da Ulbra Medicina Palmas.

“Participar deste seminário foi uma experiência extremamente enriquecedora. Meu trabalho focou nos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFS), com uma ênfase especial nas consequências do uso no impacto das doenças cardiovasculares e nas estratégias de marketing que têm sido aplicadas para promover esses produtos. Durante a apresentação, procurei destacar como o marketing desses dispositivos, muitas vezes voltado para um público jovem, minimiza os riscos e aumenta a aceitação social do uso, enquanto, na realidade, as consequências para a saúde podem ser graves e ainda estão sendo amplamente estudadas. Foi um momento importante para discutir a responsabilidade das campanhas de marketing e a necessidade de maior conscientização pública sobre os riscos. Estou muito satisfeita em poder contribuir para esse debate tão atual e relevante”, afirmou a acadêmica da Ulbra Medicina Palmas, Lahara Cálices.

“A minha experiência foi maravilhosa, além da aprendizagem sobe o mal que esse dispositivo causa entre jovens e adolescentes, também veio o alerta para os nossos alunos, em geral, a não usarem. E como sabemos também que no Brasil não é permitido, mas o uso só vem crescendo a cada dia mais. Então, eu estou muito feliz de ter participado, de ser uma das palestrantes e de estar só agregando mais conhecimento aos alunos de medicina e a mim também", disse a acadêmica da Ulbra Medicina Palmas, Tallyta Silvestre.

POP Rua Jud
A Ulbra Medicina Palmas também participará do mutirão POP Rua Jud, que segue a Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O objetivo dessa política é superar as barreiras causadas pelas múltiplas vulnerabilidades econômica e social, além da precariedade e/ou ausência habitacional dessa população.

Durante o evento, os acadêmicos da Ulbra Medicina Palmas prestarão atendimento à comunidade, com atividades como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e avaliação do índice de massa corporal (IMC), entre outros serviços de saúde.

Sobre o curso
O curso de Medicina da Ulbra Palmas tem como objetivo atender às demandas locorregionais, adotando práticas inovadoras na formação dos profissionais. A proposta é formar médicos capacitados a lidar com as particularidades da região, promovendo a constante atualização nas práticas médicas, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina e nas pesquisas e inovações tecnológicas da área.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento