A 26ª edição do Congresso de Computação e Tecnologias da Informação da Ulbra Palmas (ENCOINFO) tem reunido profissionais, acadêmicos, ex-alunos e entusiastas da área. A cerimônia de abertura contou com a palestra do engenheiro de software Gabriel Sab, que abordou "Carreira em Inteligência Artificial: conectando conhecimento acadêmico e soluções de mercado", destacando as oportunidades e desafios no setor.
Realizado entre os dias 04 e 08 de novembro, o ENCOINFO visa facilitar o intercâmbio de informações entre pesquisadores, incentivar a pesquisa acadêmica e qualificar o capital intelectual do Tocantins na área de Computação. A programação inclui palestras, minicursos e sessões técnicas para apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos. Nesta edição, os minicursos foram preparados pelos acadêmicos e egressos das áreas tecnológicas do campus que abordaram temas como criação de APIs com Java e Spring, desenvolvimento full stack com NextJS, introdução ao Docker Compose, especialização em LLMs com armazenamento de conhecimento, e inglês técnico para a computação.
Fabiano Fagundes, coordenador adjunto do curso de Engenharia de Software da Ulbra Palmas e um dos idealizadores do congresso, compartilhou a satisfação de ver o crescimento do evento mencionando que o ENCOINFO surgiu da necessidade de criar um espaço para que alunos locais pudessem publicar seus trabalhos. "É muita alegria ver 26 edições acontecendo e perceber o impacto nos alunos", afirmou. Fabiano destacou a importância das atividades práticas, como os minicursos ministrados por alunos e ex-alunos, que enriquecem a experiência com conhecimento atualizado e aplicável.
Para Raquel Aires, estudante do primeiro período de Engenharia de Software, participar do ENCOINFO trouxe entusiasmo. Ela destacou o minicurso de full stack como um dos mais desafiadores e gratificantes. “Me sinto em um curso completo, que oferece tudo o que preciso para crescer na área de Computação”, comentou, satisfeita com a estrutura oferecida pela Ulbra Palmas.
Além da programação de palestras e minicursos, o evento conta com atividades como o Arena ENCOINFO, um torneio de games que se estende durante as noites, promovendo integração e entretenimento entre os participantes e a Estação T.I, uma mostra de inovação, tecnologia e criatividade produzida pelos alunos da disciplina de laboratório de criatividade e projeto da Ulbra Palmas.
O encerramento previsto para o dia 08, contará com Leandro Maciel Almeida, professor do Centro de Informática (CLn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador reconhecido internacionalmente por pesquisas com ênfase em Inteligência Artificial. O profissional abordará como a Inteligência Artificial pode ser aplicada de forma transversal, desenvolvendo soluções que vão do tradicional desde indústria e saúde.