Neste sábado (23), a Ulbra Palmas e a Ulbra Medicina Palmas realizaram uma série de atendimentos voltados para a promoção da saúde e o acolhimento de mais de 40 idosos do Distrito de Luzimangues. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Extensão em Rede de Gerontologia (CErGero), no Lar Batista F. F. Soren.
Entre as atividades realizadas, destacaram-se a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea, limpeza de pele, aplicação de máscaras faciais, palestras, além de um café da manhã e a distribuição de brindes. Os serviços foram conduzidos por acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Cosmética e Estética, Medicina e Enfermagem.
A preceptora do curso de Enfermagem da Ulbra Palmas, Juliana Santos, ressaltou a importância da iniciativa tanto para a comunidade quanto para os acadêmicos. “A oferta dessa promoção de qualidade de vida aos idosos é muito enriquecedora para os estudantes dos cursos de saúde, pois promove o contato multidisciplinar. Eles aprendem a trabalhar em equipe, compreendem o que cada área desenvolve e integram isso à prática profissional. Me sinto muito grata por participar desse projeto”, declarou.
O impacto da experiência também foi destacado pela acadêmica Helen Regina Xavier, do 9º período de Enfermagem. “Esse tipo de vivência mostra a realidade da profissão. É nesse contato próximo, cuidando e assistindo o paciente, que entendemos o verdadeiro significado do nosso trabalho. É ouvir, segurar na mão e oferecer uma escuta ativa. Isso faz toda a diferença”, afirmou.
Já Camila dos Reis, estudante da Ulbra Medicina Palmas, reforçou os aprendizados obtidos na prática. “Estar aqui nos dá a chance de oferecer atenção e informações úteis para o dia a dia dos idosos. Além disso, esse contato direto com o paciente é essencial para nossa formação e para o futuro exercício da profissão”, disse.
A comunidade também celebrou a iniciativa. Para a moradora Lenice Maria Amâncio, de 54 anos, a ação foi uma oportunidade transformadora. “Estou muito feliz. Não é só um atendimento para mim, mas para todas as pessoas que participaram. Está tudo maravilhoso, estou amando”, comentou.
A aposentada Edileuza de Jesus, de 69 anos, também destacou a relevância do evento para a região. “Estou me sentindo uma rainha com esses atendimentos. A nossa região é carente, e essa ação trouxe um grande benefício. Só tenho gratidão por esses estudantes que vieram melhorar a saúde dos idosos”, declarou.
Parceria pela qualidade de vida
O Centro de Extensão em Rede de Gerontologia (CErGero) atua no atendimento aos idosos de Luzimangues, oferecendo serviços de saúde, escuta ativa e cuidados domiciliares. A coordenadora do projeto, Rachel Bernardes, destacou o impacto da parceria com a Ulbra Palmas.
“A nossa associação tem o sonho de ensinar as pessoas a envelhecerem com qualidade de vida. Essa parceria com a Ulbra Palmas e Ulbra Medicina Palmas é uma oportunidade incrível para preparar futuros profissionais de saúde com uma formação mais ampla e sensível às necessidades desse público”, afirmou.