A Ulbra Medicina Palmas em parceria com a Secretaria de Saúde de Porto Nacional, realizou na quinta-feira, 23, uma ação de encerramento da Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase. O evento ocorreu na Unidade de Saúde Nazaré Rodrigues de Lima, no Distrito de Luzimangues, reunindo a comunidade local e pacientes em tratamento da doença.
A iniciativa contou com a presença de autoridades, como a secretária de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes, e a professora da Medicina Ulbra Palmas, Seyna Ueno, especialista em hanseníase que atua na região. “A hanseníase é uma doença que afeta os nervos e a pele e, apesar de ter cura, ainda carrega muito estigma. Ações na comunidade que esclareçam sobre a transmissão, os sinais e sintomas da doença, e sobre o tratamento são fundamentais para o diagnóstico precoce, a interrupção da cadeia de transmissão e o acolhimento das pessoas afetadas pela hanseníase na sociedade”, destacou a professora Seyna.
Durante a ação, os acadêmicos da Instituição realizaram uma roda de conversa com os pacientes, tirando dúvidas, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce e reforçando os benefícios do tratamento para a prevenção de complicações, como a perda de funções motoras. Os alunos também participaram de uma demonstração prática no consultório, conduzida pela professora Seyna, onde observaram casos reais e puderam compreender melhor a relevância do atendimento humanizado.
“Essas experiências não só ampliam nosso conhecimento clínico, mas também reforçam o papel da humanização no cuidado integral ao paciente”, afirmou Giovanna Karklis Vitorino, acadêmica da instituição.
Laura Nicodemo, também acadêmica da Ulbra Medicina Palmas, comentou sobre a vivência prática: “Durante a ação, acompanhamos a professora enquanto ela apresentava um caso real de um paciente. Entramos no consultório, conversamos com ele, examinamos sua pele e observamos de perto os sinais clínicos da doença. Essa experiência prática nos proporcionou um refinamento no processo de diagnóstico, o que certamente contribuirá para que, no futuro, possamos identificar novos casos de forma mais ágil e precisa, promovendo diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes”.
Responsável pela organização da atividade, a professora Seyna reforçou o impacto desse tipo de ação na formação dos alunos: “A participação dos acadêmicos dos cursos da saúde da Ulbra de Palmas proporcionou a eles a oportunidade de conhecer muito além dos aspectos clínicos da doença, pois vivenciaram a importância da humanização do cuidado no atendimento integral, trazendo benefícios na formação dos nossos futuros profissionais da saúde.
Ao final do evento, foram distribuídos kits de cuidados com a pele para os pacientes, contendo creme hidratante e protetor solar, itens que auxiliam no tratamento de lesões causadas pela doença e ajudam a prevenir novos problemas.